Ecodesenvolvimento

O ecodesenvolvimento é um conceito contrário ao desenvolvimento a qualquer preço. Esse modelo foi defendido pela Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente nos anos de 1970, em Estocolmo.

Maurice Strong e Ignacy Sachs desenvolveram todo o argumento do ecodesenvolvimento, em todos os seus aspectos, incluindo o impacto na cultura, sociedade e economia – algo muito além de simplesmente proteger a natureza.

Com visão para o futuro, o ecodesenvolvimento criou o desenvolvimento sustentável, uma forma de gerar riqueza na economia sem agredir o meio ambiente. O termo Desenvolvimento Sustentável passou a ser usado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento no final dos anos 1980.

Em 1992, na Eco92, que aconteceu no Rio de Janeiro, o termo desenvolvimento sustentável veio a substituir definitivamente o ecodesenvolvimento. Porém, as ideias e objetivos são os mesmos.

O ecodesenvolvimento foi uma iniciativa importante para que cerca de 170 países acordassem em proteger o meio ambiente enquanto tentavam fazer suas economias crescerem, uma proposta da Agenda 21.

Por isso, os ecodesenvolvimentistas acreditavam que a humanidade toda tinha a responsabilidade de realizar a preservação ambiental. Sendo assim, seriam necessárias metas que buscassem um futuro mais harmonioso entre o homem e a natureza – aliás, integrando o homem à natureza novamente.

Por isso, para o ecodesenvolvimento, é preciso ter uma ação contínua e crescente em prol dos seguintes objetivos:

  • . Controle maior das indústrias sobre seus rejeitos e emissão de poluentes na atmosfera;
  • . Logística reversa;
  • . Preservação dos recursos naturais;
  • . Impacto do consumo na sociedade;
  • . Usar a sustentabilidade como pilar para o crescimento econômico;
  • . Entre outras ações.

Na prática, a sustentabilidade significa não acabar com os recursos naturais com o objetivo de produzir riqueza. Pelo contrário, é preservar, tratar, repor e criar tecnologias que possam criar novas soluções que firmem ainda mais o ecodesenvolvimento, ou o desenvolvimento sustentável.

Usina Eolica, ecodesenvolvimento


Objetivo do Ecodesenvolvimento

No fundo, o principal objetivo do ecodesenvolvimento era obter uma mudança de comportamento em toda a sociedade a partir da conscientização, destacando como a preservação do meio ambiente é uma importante aliada para a economia sustentável.

Por isso, na Era Digital, a propagação da informação de qualidade sobre o desenvolvimento sustentável é muito importante para solucionar uma série de problemas ambientais.

Se o consumidor se torna mais preocupado com o meio ambiente e exige comprar apenas produtos que sejam ecologicamente corretos, as empresas terão que se adaptar às novas propostas ecológicas.

Por isso, a sustentabilidade é uma responsabilidade de todos que estão preocupados com a qualidade de vida, geração de renda e criação de riquezas em médio e longo prazo. Ou seja, para o seu próprio futuro em 20 ou 30 anos, bem como para as próximas gerações.

Ilustracao terra em gota de agua, folha

Por isso, várias ONGs estão engajadas em ajudar na fiscalização, em combater práticas ilegais e recuperar áreas degradadas, trabalhando com o replantio de áreas verdes, atenuando o impacto da extração de minérios, produzindo alimentos orgânicos sem contaminantes, usando tecnologia para produção de energia renovável e limpa, trabalhando com educação ambiental, para explicar para as pessoas como elas vão contribuir neste movimento mundial que está ganhando força para o desenvolvimento sustentável.

Ecodesenvolvimento



Por

Compartilhe