O Planeta Terra é um dos 8 planetas que fazem parte do Sistema Solar. Também conhecido como “Planeta Azul”, tem esse nome porque a sua grande parte é formada de água.

O planeta Terra é único do sistema solar que contém água no seu estado líquido, que, em conjunto com o oxigênio, faz com que seja possível existir vida nele. Essa quantidade de água corresponde a 70% sua superfície do planeta, que tem por nome, hidrosfera. A Terra se compõe por diversos gases, onde são encontrados na superfície, especialmente, o nitrogênio e o oxigênio.

No sistema solar, ele é o terceiro planeta mais próximo ao sol, tendo uma distância de 149 milhões de quilômetros do sol.

Situado na Via Láctea, o planeta Terra foi formado há 4,5 bilhões de anos e possui 12.757 quilômetros de diâmetro, sendo considerado o quinto mais planeta.

Planeta terra no sistema solar


Principais características do Planeta Terra

  • Distância da Terra para o Sol: 149.600.000 quilômetros;
  • Translação: 365,2564 dias;
  • Rotação: 23,9345 horas;
  • Temperatura média: 15º C;
  • Diâmetro: 12.757 quilômetros;
  • Satélite natural: Lua.

Terra vista do espaço

Divisões do Planeta Terra

O planeta Terra é dividido em camadas internas e externas, sendo elas:

Camadas internas – formadas pelo Núcleo, é composto basicamente de ferro e níquel, e o Manto, que é o magma pastoso, que se trata de uma camada intermediária, composta de silício, ferro e magnésio, que ficam localizados acima do núcleo.

Camadas externas – são formadas pela Litosfera, que é a crosta terrestre, que corresponde à camada mais superficial da Terra, sendo composta por rochas e minerais. Além da Litosfera, sua estrutura externa possui a Hidrosfera, que é formada pelas águas do planeta, a Atmosfera, que é o lugar onde os gases estão presentes no planeta e a Biosfera, que é o local onde vivem os seres vivos.

Camadas do Planeta Terra


Quais são os movimentos que o planeta Terra faz?

Os movimentos realizados pelo planeta Terra em relação ao sol e ao seu próprio eixo são chamados de rotação e translação. Dessa forma, o movimento de rotação é o movimento que o planeta Terra faz em torno de si mesmo, sempre de oeste para leste, e leva aproximadamente 23 horas, 56 minutos e 4,095 segundos, o que corresponde à duração de um dia. Com esse movimento, é possível explicar a existência do dia e da noite.

Já o movimento de translação corresponde ao movimento que a Terra faz em torno do sol e dura 365 dias e seis horas, o que corresponde a 1 ano, e essas seis horas são “quitadas” no ano bissexto, por isso a existência desse ano. Dessa forma, o movimento de translação determina as quatro estações do ano, interferindo diretamente no clima, dependendo da incidência do sol em um determinado lugar do planeta.


Rotação e translação:



Componentes do planeta Terra

O planeta Terra é composto de cinco continentes: Ásia, Europa, América, África e Oceania. Eles foram assim divididos pelos homens, para que estes pudessem ter uma melhor compreensão dos espaços da Terra.


Documentário sobre o Planeta Terra:


Veja também:

Dia da Terra

Idade da Terra

Tipos de Ecossistema

Ciclos de energia na Terra

Biosfera

Leia também! Assuntos relevantes