Biomas

A formação dos ecossistemas na natureza, junto com sua diversidade biológica e a integração de animais e vegetais convivendo na mesma região de forma organizada, pode ser considerada um bioma.

Assim, cada bioma apresenta suas próprias características de flora e fauna. O Brasil tem 6 tipos de biomas, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). São eles: Cerrado, Pampa, Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica e Caatinga. Vamos conhecer um pouco mais sobre os biomas que existem no nosso país.

Cerrado

O cerrado é um dos biomas mais diversificados do país, ficando atrás apenas da Amazônia. Está presente nos seguintes Estados:

• Tocantins;
  • Minas Gerais;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Goiás;
  • Distrito Federal;
  • Maranhão.

Embora não seja predominante, ainda está presente em outros Estados do Brasil. Seu clima é tropical sazonal, com chuvas e longas secas. A vegetação típica é formada por arbustos, gramíneas e troncos retorcidos.

Leia: Cerrado

Amazônia

É o bioma mais rico do Brasil, além de apresentar a maior diversidade biológica do planeta. Só para se ter ideia da dimensão deste bioma, ele ocupa quase 50% do território brasileiro. Está distribuído nos seguintes Estados:

• Roraima;
  • Rondônia;
  • Amapá;
  • Pará;
  • Acre;
  • Tocantins;
  • Mato Grosso;
  • Maranhão.

Neste bioma, o clima é bastante úmido e chuvoso, a floresta é formada por árvores grandes, com vegetação bastante densa. O clima quente é bastante característico.

Leia: Amazônia

Caatinga

No nordeste do Brasil é muito comum encontrar o bioma Caatinga, nos seguintes Estados:

• Sergipe
  • Alagoas
  • Rio Grande do Norte
  • Piauí
  • Pernambuco
  • Ceará
  • Bahia
  • Paraíba

A caatinga também está presente, de forma não predominante, nas Minas Gerais e no Maranhão. É um bioma característico do sertão nordestino, com vegetação formada por galhos retorcidos, clima semi árido e arbustos adaptados aos períodos de longas secas. Uma das plantas mais comuns da caatinga é o cacto.

Leia: Caatinga

Pantanal

O Pantanal é um bioma bastante pequeno, sendo o menor do país, presente apenas no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Entre suas características estão o inverno bastante seco, muitas chuvas no verão e temperaturas elevadas, por causa do clima tropical. Os pântanos, áreas alagadas, são bastante comuns neste bioma. Também é possível encontrar plantas rasteiras e árvores de médio porte, além de gramíneas.

Leia: Pantanal

Mata Atlântica

A Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos do Brasil, presente nos seguintes Estados:

• Santa Catarina;
  • Rio de Janeiro;
  • Espírito Santo;
  • São Paulo;
  • Entre outros 10 estados, em porções menores.

As temperaturas neste bioma são bastante elevadas, as árvores podem ser de médio ou grande porte, as chuvas são constantes e a vegetação é bastante densa, com florestas bem fechadas.

Leia: Mata Atlântica

Biomas

Biomas Aquáticos

Também é bastante comum encontrarmos biomas aquáticos na natureza. Eles podem ser de água salgada ou doce, com igarapés, rios e lagos, além de oceanos.

A diversidade biológica é muito grande, o que exige muita dedicação dos pesquisadores que estudam as espécies, além de um grande aparato de fiscalização para conservar a vida dos animais e a preservação dos biomas.