Biomas
A formação dos ecossistemas na natureza, junto com sua diversidade biológica e a integração de animais e vegetais convivendo na mesma região de forma organizada, pode ser considerada um bioma.
Assim, cada bioma apresenta suas próprias características de flora e fauna. O Brasil tem 6 tipos de biomas, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). São eles: Cerrado, Pampa, Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica e Caatinga. Vamos conhecer um pouco mais sobre os biomas que existem no nosso país.
Cerrado
O cerrado é um dos biomas mais diversificados do país, ficando atrás apenas da Amazônia. Está presente nos seguintes Estados:
- Tocantins;
- Minas Gerais;
- Mato Grosso do Sul;
- Goiás;
- Distrito Federal;
- Maranhão.
Embora não seja predominante, ainda está presente em outros Estados do Brasil. Seu clima é tropical sazonal, com chuvas e longas secas. A vegetação típica é formada por arbustos, gramíneas e troncos retorcidos.
Leia: Cerrado
Amazônia
É o bioma mais rico do Brasil, além de apresentar a maior diversidade biológica do planeta. Só para se ter ideia da dimensão deste bioma, ele ocupa quase 50% do território brasileiro. Está distribuído nos seguintes Estados:
- Roraima;
- Rondônia;
- Amapá;
- Pará;
- Acre;
- Tocantins;
- Mato Grosso;
- Maranhão.
Neste bioma, o clima é bastante úmido e chuvoso, a floresta é formada por árvores grandes, com vegetação bastante densa. O clima quente é bastante característico.
Leia: Amazônia
Caatinga
No nordeste do Brasil é muito comum encontrar o bioma Caatinga, nos seguintes Estados:
- Sergipe
- Alagoas
- Rio Grande do Norte
- Piauí
- Pernambuco
- Ceará
- Bahia
- Paraíba
A caatinga também está presente, de forma não predominante, nas Minas Gerais e no Maranhão. É um bioma característico do sertão nordestino, com vegetação formada por galhos retorcidos, clima semi árido e arbustos adaptados aos períodos de longas secas. Uma das plantas mais comuns da caatinga é o cacto.
Leia: Caatinga
Pantanal
O Pantanal é um bioma bastante pequeno, sendo o menor do país, presente apenas no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Entre suas características estão o inverno bastante seco, muitas chuvas no verão e temperaturas elevadas, por causa do clima tropical. Os pântanos, áreas alagadas, são bastante comuns neste bioma. Também é possível encontrar plantas rasteiras e árvores de médio porte, além de gramíneas.
Leia: Pantanal
Mata Atlântica
A Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos do Brasil, presente nos seguintes Estados:
- Santa Catarina;
- Rio de Janeiro;
- Espírito Santo;
- São Paulo;
- Entre outros 10 estados, em porções menores.
As temperaturas neste bioma são bastante elevadas, as árvores podem ser de médio ou grande porte, as chuvas são constantes e a vegetação é bastante densa, com florestas bem fechadas.
Leia: Mata Atlântica
Biomas Aquáticos
Também é bastante comum encontrarmos biomas aquáticos na natureza. Eles podem ser de água salgada ou doce, com igarapés, rios e lagos, além de oceanos.
A diversidade biológica é muito grande, o que exige muita dedicação dos pesquisadores que estudam as espécies, além de um grande aparato de fiscalização para conservar a vida dos animais e a preservação dos biomas.
Veja também: