Animais Peçonhentos e Venenosos

Os animais peçonhentos e venenosos são aqueles que possuem o poder de atacar suas presas e transmitir veneno para elas. Entre suas características, está a presença da glândula venenosa, além de um mecanismo necessário para passar a substância tóxica para suas vítimas, como aguilhões, ferrões ou dentes ocos.

Existem muitos animais peçonhentos e venenosos na natureza, sendo alguns bastante conhecidos pelos seres humanos, como é o caso das arraias, abelhas, escorpiões, aranhas e serpentes. Estes animais são perigosos, já que seu veneno pode matar um ser humano.


Qual a diferença entre os animais peçonhentos e venenosos?

Os animais que são apenas venenosos, mas não peçonhentos, não possuem um mecanismo específico para transmitir o veneno para a presa. Dessa forma, o contato com a substância tóxica acontece de forma passiva, após o inimigo atacar o animal.

Existem 3 maneiras de contato com o veneno:

  • Ingestão, como é o caso de quem come o peixe baiacu;
  • Contato, como acontece com quem encosta em uma taturana;
  • Compressão, como ocorre quando alguém aperta o sapo.

Aranha tarântula


Como não ser atacado por animais peçonhentos e venenosos?

É ideal adotar medidas de prevenção para não ser atacado por animais peçonhentos e venenosos, tais como:

  • Utilizar botas de cano alto em ambientes rurais;
  • Não enfiar as mãos em lugares desconhecidos, como ocos e buracos;
  • Vestir luvas quando fizer trabalhos de jardinagem;
  • Verificar os calçados antes de colocar nos pés;
  • Não deixar frestas em assoalhos e paredes que podem servir de esconderijo para os animais;
  • Manter os ambientes sempre limpos, sem acúmulo de resíduos.

Entre os animais peçonhentos e venenosos mais conhecidos e temidos estão as serpentes, répteis carnívoros capazes de inocular o veneno na presa. As cobras são encontradas em áreas urbanas e rurais no Brasil.

Entre suas características estão guizo no final da cauda, anéis amarelos, brancos, pretos ou vermelhos e fosseta loreal. As cobras mais perigosas são jararaca, cruzeira, cascavel, coral verdadeira e surucucu.

Os escorpiões também são animais peçonhentos e venenosos muito perigosos, comuns em ambientes urbanos, principalmente dentro das casas, em áreas com pedras e entulhos ou com casca de árvore. Entre os mais conhecidos estão o escorpião amarelo e o marrom, encontrados em vários estados do Brasil.

As aranhas também são animais peçonhentos e venenosos carnívoros, que atacam insetos para se alimentar. Também são encontradas em ambientes urbanos e rurais, próximas das casas ou dentro da residência. Entre as mais perigosas estão armadeira, aranha marrom, tarântula, caranguejeira e viúva negra.

Em caso de acidentes com animais peçonhentos e venenosos, é essencial procurar um hospital imediatamente para tomar o antídoto. Tratamento médico é indispensável quando um ser humano é atacado por um destes animais!