Bolsa de Estudo

Pronatec

Criado em 2011, através da Lei 12.513/20111, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo ampliar o número de cursos de educação profissional e tecnológica, através de programas, projetos e ações de assistências técnicas e financeiras.

A expansão das redes federais e estaduais de Educação Profissional e Tecnológica, ampliando a quantidade de cursos à distância, tornando mais farto o acesso gratuito aos cursos de EPT em instituições públicas e privadas, aumentando o número de oportunidades de capacitação para os trabalhadores de forma articulada com as políticas de geração de emprego, trabalho e renda, com a propagação de recursos pedagógicos para a EPT também estão entre os objetivos do Pronatec.

O Pronatec é uma iniciativa do Governo Federal que visa oferecer oportunidades de cursos técnicos e profissionalizantes aos jovens que estejam cursando ou que tenham terminado o ensino médio. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego tem sido apontado como uma das maiores iniciativas de desenvolvimento da educação profissional e tecnológica no Brasil. O programa conta com parceiros importantes, como o Senai e o Senac, Senar e o Senat.

Estudantes Ensino Técnico Pronatec

São oferecidos diversos cursos para que o jovem possa finalizar o ensino médio com uma profissão, já entrando no mercado de trabalho capacitado e qualificado para desempenhar o seu papel da melhor forma possível. Os cursos do Pronatec podem ser feitos na forma presencial e a distância (EAD).

As vagas desses cursos variam de acordo com a demanda de cada região. É preciso ficar atento para não perder essa oportunidade. Para encontrar cursos do Pronatec perto de você, acesse o site portal.mec.gov.br/pronatec.

O programa conta com três tipos de curso: o Curso Técnico de duração mínima de um ano; o Curso Técnico para alunos do ensino médio; e a Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional. Os cursos são direcionados a trabalhadores, estudantes de ensino médio e beneficiários de programas federais de transferência de renda.

Como funciona o Pronatec?

O Programa oferece milhares de bolsas em cursos para jovens e adultos de baixa renda.

Para isso, o Pronatec disponibiliza milhares de vagas, todo ano, onde somente é necessário o cadastro no site do Pronatec para que a sua inscrição seja aprovada pelo sistema.

Inscrições Pronatec

Se você tem interesse em melhorar o seu futuro, tendo uma oportunidade no presente para aprender, você deve acessar o site para poder realizar a inscrição.

Para acessar o site do Pronatec e se inscrever, basta clicar aqui.

Cursos Gratuitos do Pronatec

Os cursos gratuitos oferecidos pelo Pronatec são divididos em três categorias, que são:

Cursos Técnicos I – duração de um ano para os alunos que já concluíram o Ensino Médio;

Cursos Técnicos II – mesma modalidade que o primeiro, a única diferença é que o aluno não precisa ter concluído o Ensino Médio;

Formação Inicial e Continuada ou Bolsa-formação – possui dois meses de duração e são destinados os beneficiários dos programas sociais do governo, como o Bolsa Família.

Pronatec FIC

São os cursos de Formação Inicial e Continuada ou de Qualificação Profissional, promovidos pelo Pronatec para quem tem o Ensino Fundamental incompleto até o ensino médio completo e cursos técnicos subsequentes, para quem já concluiu o Ensino Médio, seja presencial ou à distância.

Pronatec Voluntário, Cursos EAD

O Pronatec Voluntário é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para ampliar a formação profissional de forma gratuita.

Diversos cursos são ofertados através dessa iniciativa, onde até é possível realizar o ensino à distância (EAD).

Os cursos disponíveis à distância podem ser conhecidos através do site ead.go.gov.br/pronatec_ead/. Encontre aqui o seu curso à distância.

Confirmar Matrícula Pronatec Voluntário

Os interessados deverão realizar a inscrição, primeiro fazendo a pré-inscrição, para depois receber a “Carta de Encaminhamento”, onde estarão os dados com os prazos e as informações necessárias para realizar a matrícula.

Quando estiver com todas as informações para o curso, o aluno deverá realizar a sua matrícula na Instituição de Ensino para a qual foi inscrito.

Inscreva-se aqui.

Certificado Pronatec Voluntário

Cada instituição de ensino será responsável por emitir o certificado de conclusão do curso que foi escolhido.

Requisitos Pronatec

Para cada curso existe uma particularidade. Para os cursos técnicos, somente os alunos que já tiverem concluído o Ensino Médio poderão cursar.
Já para os alunos que desejam cursar os de formação inicial continuada poderão ser cursados por qualquer pessoa, com idade superior a 15 anos.