Bolsa de Estudo

O que é o SiSU (Sistema de Seleção Unificada)?

Sisu, ou Sistema de Seleção Unificada, é o sistema informatizado, que fica sob a gerência do Ministério da Educação e Cultura (MEC), na qual as instituições públicas de educação superior oferecem vagas aos candidatos que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

E como funciona o Sisu?

Para participar do Sisu, o candidato deverá realizar apenas a sua inscrição.

O site do Sisu é o www.sisu.mec.gov.br. Todas as etapas do programa devem ser feitas nessa página da internet. Lembrando mais uma vez que, para participar da seleção, é preciso ter prestado o Enem do ano anterior.

Quando estiver realizando a sua inscrição, o candidato deverá escolher, de acordo com a sua preferência, até duas opções diante das vagas que são oferecidas pelas instituições que fazem parte do Sisu. Nessa inscrição, ele também decidirá a forma pela qual deseja concorrer a essa vaga: se pela ampla concorrência, se pelas vagas reservadas de acordo com as Leis de Cota ou se pelas demais políticas que as instituições de ensino possuem.
Enquanto estiver vigente o período de inscrição, o candidato poderá alterar as suas opções, e a que fica sendo válida será a última inscrição confirmada. Quando chegar o fim da etapa de inscrição, o sistema irá selecionar automaticamente os candidatos que estiverem melhor classificados em cada curso, de acordo com as notas que eles receberam no ENEM e aos pesos que serão atribuídos às notas ou bônus.

Para participar do Sisu, os estudantes devem utilizar a nota do Enem – o Exame Nacional do Ensino Médio. Nesses casos, os candidatos não precisam prestar o vestibular, mas apenas utilizam a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo.

Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação

Somente os candidatos que estiverem classificados dentro do número das vagas oferecidas pelo Sisu em cada curso serão considerados. Se o candidato conseguir uma nota que o classifique nas duas opções que escolheu, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.

Apenas uma chamada será realizada para matrícula. Os candidatos selecionados terão um prazo para efetuar a matrícula na faculdade e assim, confirmar a ocupação da vaga.

As regras e notas de corte do Sisu são disponibilizadas no site do programa, onde os candidatos também podem consultar as vagas e as instituições disponíveis. O Sisu tem sido considerado um importante sistema informatizado que garante a democratização do acesso ao ensino superior no Brasil.

O Sisu pode ser encarado como um vestibular nacional, que oferece milhares de vagas em dezenas de universidades em todos os Estados do Brasil. Para participarem do sistema de seleção, as instituições de ensino precisam aderir ao programa.

Quem pode participar do Sisu?

Todos os candidatos que fizeram o ENEM no ano anterior podem se inscrever no Sisu, desde que tenham tirado zero na redação e não estejam em nenhuma das situações descritas no Edital ENEM 2020. É importante informar que algumas instituições de ensino adotam as notas e as médias mínimas para a inscrição em determinados cursos.

Nesse caso, se a nota do aluno não for suficiente para que ele concorra ao curso que deseja, o próprio sistema irá emitir uma mensagem informando da situação.

Existe oferta para cursos que tenham ensino à distância?

Não. As vagas oferecidas são apenas para a modalidade de ensino presencial.

Quais os tipos de cursos que são ofertados pelo Sisu?

Pelo Sisu, o aluno poderá concluir sua formação superior nas seguintes formas:

• Bacharelado – é o curso superior generalista, que possui formação científica ou humanística, e oferece ao aluno competências para exercer determinadas atividades profissionais, acadêmicas ou culturais, com o grau de bacharel.
  • Licenciatura – é o curso superior que oferece ao aluno competências para atuar como professor na educação básica, com o grau de licenciado.
  • Tecnológico – é o curso superior que possui uma formação especializada nas áreas científicas e tecnológicas, que oferece ao aluno atuar em áreas específicas, caracterizadas pelos eixos tecnológicos, com o grau de tecnólogo.
  • Área Básica de Ingresso – é uma situação que oferece uma única possibilidade ao aluno, após a sua conclusão de um conjunto básico de disciplinas, a escolha entre uma ou duas formações acadêmicas. É o mais comum em cursos de bacharel ou licenciatura ou em cursos como os de letras, que possibilitam várias formações acadêmicas vinculadas.

Informações relevantes sobre o SISU 2021:

Existe algum canal onde posso tirar minhas dúvidas?

Os estudantes podem obter mais informações pela Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161, ou pelo e-mail [email protected]. Ou também no site oficial.