A modalidade de EAD (Educação a Distância) está em crescente expansão no Brasil e ganhando força na formação profissional de jovens e adultos. A internet tem contribuído de forma importante e significativa para democratizar o acesso ao conhecimento e à educação no Brasil.

Não é de hoje que a educação a distância vem ganhando cada vez mais adeptos. Quanto mais a tecnologia avança, melhor e mais cômodo fica para adquirir novos conhecimentos. E, quanto mais escolas renomadas estiverem facilitando a vida dos alunos, melhor será avaliado o ensino a distância.

Outras coisas que são importantes e que este texto tem como objetivo apresentar a vocês são os cursos online, gratuitos, com certificados. Exatamente, não é apenas acessar o site, ter um pouco do conhecimento e sair com as mãos abanando. Este texto relacionou alguns sites de instituições de ensino conceituadas, que são conhecidas pela sua excelência nos ensinamentos, sendo consideradas as melhores do país.

Conheça os melhores cursos online grátis do país:

Veduca – O portal Veduca é uma referência em cursos online à distância em diversas áreas do conhecimento. Este site é uma plataforma gratuita que oferece videoaulas de universidades como UNESP, Unicamp e USP, além de conteúdo traduzido de universidades estrangeiras, como Stanford, MIT, Columbia, Michigan e Harvard. São mais de 300 cursos gratuitos e de muita qualidade, em mais de 21 áreas do conhecimento.

USP – A Universidade de São Paulo oferece o curso de Probabilidade e Estatística, que tem 15 horas de aulas online. O curso é gratuito.

UNESP - A Unesp (Universidade Estadual Paulista) tem um programa chamado “Unesp Aberta”, que oferece 70 cursos online gratuitos no site http://unesp.br/unespaberta. Para participar, basta preencher um cadastro.

FGV – A Fundação Getúlio Vargas oferece alguns cursos online gratuitos em seu site. Entre as opções de cursos, destaca-se a disciplina "Reconhecendo texto e contexto - Jogo das novas regras ortográficas", que tem 15 horas de aulas.

UNICAMP – A Universidade de Campinas também tem aulas online gratuitas na plataforma e-Unicamp. Um dos cursos é o "Internetês", que fala sobre os diferentes tipos de linguagem e as evoluções da língua portuguesa. Vale a pena conferir!

COURSERA - Oferece aulas "MOOCs - Cursos On-line Abertos Massivos, sigla em inglês" de 110 universidades do mundo e firmará parceria em 2015 com a USP e UNICAMP.

Adolescente estudando online


Curso online grátis com certificado


Ensino a distancia

Caso você tenha interesse e deseja aprender através de uma destas instituições, fique atento quanto às informações abaixo relacionadas. Talvez o curso que você deseja pode estar em uma delas, confira:

Brasil Mais TI

O site Brasil Mais TI é um dos mais recomendados pelas pessoas que trabalham com informática. Ele oferece mais de 40 cursos online, de forma gratuita. E não é qualquer curso não. Através dele, você poderá ter a capacitação para atuar nas áreas da tecnologia, programação, redes de internet, idiomas como o inglês e o espanhol, entre outros tantos cursos. Seus cursos possuem, em média, cerca de 40 horas de duração.

Para acessar: Clique aqui


FGV

A Fundação Getúlio Vargas foi a primeira instituição brasileira a fazer parte do OEC – Open Education Consortium - que é um consórcio de instituições de ensino em diversos países, oferecendo conteúdos e materiais didáticos sem custo, através da internet.

Membro desde 2008, a FGV Online venceu, no ano de 2011, a primeira edição do OCW People’s Choice Awards, que é uma premiação para as melhores iniciativas dentro do consórcio, na categoria de programas mais inovadores e de vanguarda.

Para acessar: Clique aqui


SEBRAE

Considerado um dos melhores institutos de aconselhamento empresarial de todo o Brasil, o SEBRAE conta também com diversos cursos à distância, totalmente gratuitos e com certificado de conclusão ao final deles.

Existem diversas oficinas, dicas, jogos corporativos e minicursos exclusivos para as pessoas que desejam se tornar empreendedores.
Se você é uma dessas pessoas, o seu lugar é no SEBRAE.

Para acessar: Clique aqui


Unieducar

Esse é somente um dos mais acessados sites do Brasil. Oferecendo diversos cursos online gratuitos em diversas áreas, existe a possibilidade de cursar também alguns, pagando por eles. O mais importante é que todos os cursos emitem certificados, seja gratuito ou não.

Ainda é possível visualizar os microcursos gratuitos com certificado, em carga horária reduzida de 4 horas.

Para acessar: Clique aqui

Leia também! Assuntos relevantes