Bolsa de Estudo

Como conseguir bolsa de estudo para universidades no Canadá?

Muitos estudantes brasileiros preferem fazer as suas graduações fora do país, justamente porque, dependendo da área em que forem atuar, uma graduação em outro país dá um peso maior ao seu currículo numa futura entrevista.

Além de poder compartilhar experiências e mostrar que é possível se adaptar às diversas adversidades que poderá encontrar no caminho. Dessa forma, muitos são os alunos que migram para outros países em busca de novos conhecimentos e experiências.

Pensando nisso, este texto tem o objetivo de ajudar os estudantes brasileiros a conseguirem uma bolsa de estudos, só que para um lugar específico que, no caso, é o Canadá. Um excelente país para se morar e também para aprender uma nova profissão e pôr em práticas os ensinamentos adquiridos.
Com isso, fique por aqui que você saberá tudo para que consiga ter uma bolsa de estudos para as universidades do Canadá.

Como se inscrever para as universidades do Canadá?

Bandeira do Canadá

Os alunos que têm vontade de cursar uma graduação em outro país, mais precisamente no Canadá, devem ser nomeados pela escola onde fizeram ou ensino médio, ou então, pela própria faculdade onde estão.

Talvez a inscrição não seja tão fácil, pois ele precisa atender a uma série de requisitos, como: estar se candidatando a uma primeira graduação, ter um excelente resultado acadêmico, não ter cidadania canadense nem autorização para morar no país, assim como precisa comprovar a sua necessidade financeira.

Para ser indicado, o aluno deverá preencher um formulário que está disponível no próprio site da Universidade da Columbia Britânica, clicando aqui.

A Universidade da Columbia Britânica oferece diversas oportunidades para os estudantes que desejam fazer intercâmbio. Clique aqui e fique por dentro das opções disponíveis.

Veja o passo a passo para ingressar na Universidade da Columbia Britânica

Onde pedir bolsa de estudos?

Se você tem interesse em realizar o seu estudo fora do país, saiba que essa é uma possibilidade extremamente possível.

Através da Fundação Capes, que é mantida pelo Ministério da Educação do Brasil, diversas bolsas de estudos para as universidades canadenses são oferecidas. E não só para os cursos de graduação, essa fundação possibilita bolsas de estudos para estudantes de mestrado e doutorado também, além de pesquisas e cursos de especializações.

Além dessa forma, uma boa notícia é que Brasil e Canadá possuem acordos entre eles, o que facilita a ida dos estudantes brasileiros para as principais universidades canadenses. Se você tem o desejo de conseguir algo a mais na sua formação, essa é uma excelente escolha.

O programa Capes/DFATD (Ministério de Relações Exteriores, Comércio e Desenvolvimento do Canadá) é o principal programa desse acordo entre os dois países.

Quantas bolsas de estudos são disponíveis?

É preciso ficar atento às chamadas que são feitas para se inscrever nos programas que disponibilizam bolsas de estudos para as universidades canadenses. Essa é a melhor forma de não perder o prazo que elas oferecem.

E, de forma que os alunos brasileiros possam realmente cursar a sua graduação fora do país, o Canadá oferece, por ano, cerca de 400 bolsas de estudos.

Estudante discursando em dia de graduação