Escutamos falar sobre política todos os dias, nos jornais, na escola e em casa. Em períodos de eleição, assistimos aos debates e vivenciamos a rotina de apresentação de propostas dos candidatos a um cargo público de representação do povo. Mas, afinal de contas, o que é política?


O que é política?

Política é a ciência da negociação e da governança, responsável pela forma de designar tudo o que é público. A política é muito ampla e possui conexão completa com toda a representação pública.

A ciência política é importante para determinar como um governo vai atuar em sua forma de trabalho. Assim, a política pode ser organizada em algumas maneiras:

  • Política Ambiental
  • Política Educacional
  • Política Habitacional
  • Política de Segurança
  • Política Econômica
  • Entre outras.


Como é formado o sistema político?

A nossa forma de escolher nossos representantes também segue um sistema político vigente. No caso do Brasil, atualmente, nosso sistema político é o presidencialismo, já que somos uma República Presidencialista.

Alguns países possuem sistema político Parlamentarista e outros ainda possuem reis e rainhas, através da Monarquia.

Leia também: Parlamento Brasileiro

Politico fazendo discurso


Política também pode ser mais abrangente?

Sim. A política não fica separada somente para definir assuntos de Estados e Nações. É comum ouvirmos expressões como as seguintes: a “política salarial de uma empresa”, a companhia adota uma “política de repartição de Lucros e Resultados”.

Ou seja, política também pode ser reconhecida como um conjunto de medidas ou um apanhado de regras que resultam em um método ou sistema.


O que é a reforma política?

Com o tempo, a própria política precisa ser renovada, novas regras precisam ser estabelecidas para que os agentes políticos, entre eles presidente, deputados, governadores e outros integrantes, não sabotem o funcionamento da política.

Manifestação popular


Qual a história da política?

A história da política nos leva para a Grécia Antiga. A Polis, conhecida por ser uma cidade-estado, como Atenas e Esparta, precisava ser governada de maneira inteligente, eficiente e participativa.

Leia também: Origem da política, Cidadania na Grécia Antiga, Democracia Ateniense, Resumo

A política então é adotada como forma de governar a população. Assim, também nasceu a democracia, um sistema político baseado na participação do povo, tanto para a escolha dos seus representantes como para definir, em conjunto, as regras, leis e forma de governo com mais capacidade de atender aos seus interesses. Entre uma das obras gregas mais famosas sobre o tema está “Política”, de Aristóteles.


Como é a política nos dias de hoje, no Brasil e no mundo?

A política ainda é um tema muito interessante, importante e estudado no mundo inteiro. Possuímos, ao redor do mundo, diversos sistemas políticos implantados em nações soberanas.

Nos EUA, o líder nacionalista Donald Trump se tornou presidente respeitando todas as regras do sistema político presidencialista do país. Em Portugal, o Parlamentarismo é encarregado de escolher o seu primeiro-ministro.

Um dos regimes políticos mais temidos é a ditadura, já que se subentende que, neste sistema, não há participação popular e as decisões costumam ser unilaterais. Exemplos clássicos de ditadura são Coreia do Norte e Cuba.

Leia também: Ditadura Militar no Brasil

No Brasil, a discussão política tem ganhado cada vez mais espaço na rotina das pessoas, ocupando bastante tempo nas redes sociais e até mesmo com manifestações de rua.

Um dos maiores problemas políticos do Brasil está na corrupção, com o desvio de dinheiro público para enriquecimento próprio ou pagamento de campanhas eleitorais, com a finalidade de conquistar o poder.

A Operação Lava Jato é um dos maiores movimentos feitos pelas autoridades contra a corrupção, tendo atingido diversos empresários e agentes políticos que foram acusados e presos por lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, entre outros crimes.


Temas similares:

Leia também! Assuntos relevantes