Biografias

Thomas Hobbes

Thomas Hobbes nasceu no dia 5 de abril de 1588. Ele foi um grande matemático, filósofo e teórico da Inglaterra. Em sua trajetória profissional, Hobbes escreveu obras emblemáticas, como Leviatã (1651) e Do cidadão (1651).

Thomas Hobbes era filho de um vigário de Charlton e Westport. Ele cresceu em Londres, sob a tutela um tio. Hobbes estudou em Malmesbury e em Westport, onde tomou gosto pelos estudos clássicos.

Na adolescência, o matemático entrou para a Magdalen Hall, uma tradicional escola de ensino da escolástica de inspiração aristotélica. A formação filosófica de Hobbes começou a ser moldada neste período, fato que fica claro na teoria política do Leviatã.

Thomas Hobbes defendia a ideia de que os homens só podem viver em paz se concordarem em se submeter a um poder absoluto e centralizado. Para ele, a Igreja cristã e o Estado cristão formavam um só corpo.

Hobbes foi autor de muitos livros sobre filosofia política e traduziu para o inglês livros como a Ilíada e a Odisseia. Em 1672, ele também produziu uma autobiografia em latim.

Thomas Hobbes se manteve produtivo até a velhice. O matemático inglês morreu no dia 4 de dezembro de 1679, aos 91 anos de idade. Seus restos mortais estão sepultados na Igreja São João Batista, em Derbyshire, na Inglaterra.