Fatos Gerais

Democracia

Veja a situação presente do Brasil hoje. É possível dizer que a escolha de todos os seus governantes se dá pela maioria dos votos dados pelas pessoas. Esse processo se faz justo quando o vencedor é conhecido por ter recebido o maior número de votos dados.

De certo que nem todos ficam felizes com a escolha final, mas esse processo mostra que a vontade soberana foi exercida e a minoria terá de se contentar com o resultado final. O nome desse processo chama-se democracia e você ficará por dentro dele a partir de agora.

O que é democracia?

Democracia é um regime político em que o controle é exercido pelo povo. É um sistema de governo que é resultado de uma livre escolha de líderes, que se faz presente quando há uma união e vontade da maioria das pessoas que elegem alguém, confirmada sempre por meio dos votos.

Estar num governo democrático é vivenciar todos os elementos da organização política do país. Assim sendo, a democracia não é apenas uma forma de Estado ou de Constituição, mas sim, uma ordem constitucional, eleitoral e administrativa, onde o equilíbrio dos poderes e órgãos do Estado, a prioridade política do Parlamento, o sistema alternativo de grupos governamentais e de oposição estão presentes.

A democracia é uma forma de governo que possui alguns princípios de organização política, num sistema social, em que prevalece:

• A liberdade do indivíduo diante do Estado;
  • Liberdade de opinião e de expressão;
  • Igualdade dos direitos políticos e das oportunidades favoráveis para que o povo e os partidos possam se pronunciar.

Democracia, Ilustração, Voto

Quando surgiu a Democracia?

A origem da democracia se deu na Grécia Antiga, em 510 antes de Cristo, quando Clístenes, um aristocrata progressista, liderou uma rebelião contra o último tirano, vencendo-o e colocando início nas reformas que acabaram implantando a democracia em Atenas.

Atenas acabou dividida em dez unidades, que eram chamadas de “demos”, que era o principal elemento dessa reforma. Por causa disso que o novo regime passou a ser chamado de “demokratia”, que tem no seu radial a palavra “demo”, que significa povo e “kratia”, que significa poder, ou seja, poder ao povo.

Tipos de democracia

Existem duas formas de promover a democracia, onde ela se apresenta: a democracia liberal e a democracia social.

A democracia liberal é aquela em que não existem restrições para o desenvolvimento das organizações econômicas e financeiras. Com ela, todos que estão envolvidos possuem total liberdade de contrato entre eles.

Ela tem como característica não ser interferida pelo Estado, quando estão sendo tratados assuntos econômicos e financeiros das pessoas. Os negócios são entregues à iniciativa privada e a produção fica aguardando a lei da oferta e da procura.

Já a democracia social é aquela em que, para ocorrer o desenvolvimento das organizações econômicas, é preciso passar pelos interesses do povo em conjunto. Ou seja, o povo tem papel fundamental nas escolhas a serem feitas.

O Estado controla os assuntos econômicos e financeiros e a produção é determinada pelo Estado de acordo com a necessidade do consumo.