O que é Política Ambiental?

Para saber o que é política ambiental, é preciso entender este conceito e analisar o que ele significa na prática. No trabalho de dia a dia de preservação do meio ambiente, são adotadas diversas medidas pelo governo, por empresas e outros agentes sociais, com a finalidade de aumentar o desenvolvimento sustentável.

A política ambiental funciona com diversas ações, medidas, valores e princípios que prezam pela sustentabilidade, e possui uma importância fundamental para a cidadania, o consumo consciente e a produção industrial responsável, tudo isso realizado com procedimentos que minimizem os impactos ambientais gerados em todo o ciclo produtivo, pelo crescimento das cidades e produção econômica.

As intenções agora são voltadas para obter crescimento econômico sem prejudicar o meio ambiente. Neste sentido, empresas e governos adotam a política ambiental como valor fundamental em suas atividades.

Por isso, faz parte da rotina destes agentes sociais cumprir uma série de normas, procedimentos, regras e medidas práticas que melhorem sua relação com o meio ambiente.

A preservação ambiental é uma meta mundial, importante para reduzir a poluição, melhorar a qualidade de vida das pessoas e de outros seres do planeta e combater o aquecimento global.

sustentabilidade

Como a política ambiental funciona na prática?

Embora seja uma ciência baseada em conceitos muito profundos e que requerem estudos específicos, com atualizações constantes, é na prática que a política ambiental deve ser concebida. Entre seus procedimentos reais estão os seguintes:

  • Reutilizar água em processos produtivos;
  • Utilizar produtos reciclados e adotar a reciclagem no processo produtivo;
  • Reduzir o consumo de energia;
  • Evitar o desperdício de água;
  • Aumentar as áreas verdes em centros urbanos;
  • Usar fontes de energia limpa, como solar e eólica;
  • Empresas precisam evitar qualquer tipo de poluição em seus processos produtivos;
  • Os governos adotam ações de educação ambiental que são importantes para conscientizar a população;
  • Legislação ambiental rigorosa contra o desmatamento e a poluição;
  • Entre outras normas.


Como os consumidores podem participar das políticas ambientais?

Qualquer cidadão pode se envolver em política ambiental através de ONGs, projetos sociais e educativos, adotando em casa e no trabalho práticas sustentáveis e se tornando um consumidor consciente, que seja um cliente que exija das empresas a adoção de práticas sustentáveis em sua cadeia produtiva antes de fazer uma compra.

Atualmente, os consumidores mais responsáveis com o meio ambiente e que levam a sério a política ambiental buscam informações sobre empresas na internet para saber se elas possuem ações que reduzam o impacto ambiental com a produção de seus itens, em sua cadeia de fornecedores, no descarte e na compensação ambiental, caso seja necessário.


Veja também:

Política

Leia também! Assuntos relevantes