Espermatogênese

Definição de Espermatogênese: Consiste no processo masculino de produção de espermatozoides e ocorre dentro das gônadas. O fenômeno de maturação da linha germinativa ocorre dentro dos túbulos seminíferos dos testículos, e que determina a formação do esperma do espermatogônio. Começa com a puberdade e continua por toda a vida do homem.

O ciclo espermatogênico dura de 64 até 74 dias e a maturação final dos espermatozoides, que ocorre no epidídimo, dura de 12 a 21 dias. Estima-se que um testículo humano normal produza 200 milhões de espermatozoides por dia. O processo de maturação ocorre dentro do epitélio seminífero com a contribuição das células de Sertoli.

Em cada segmento do túbulo seminífero, as células germinativas estão presentes em vários estágios de maturação e, gradualmente, movem-se da região basal em direção ao lúmen do túbulo, durante o processo de maturação.

Classificamos dois tipos de espermatogônias:

• Espermatogônias A, por sua vez distinguível em espermatogônia Ad, reserva de células-tronco e espermatogônia Ap, derivada de Ad.
• Espermatogônias B, derivadas do Ap, que iniciam a primeira divisão meiótica.

A partir da primeira divisão meiótica de espermatogonial B, eles são formados espermatócitos de primeira ordem e de segunda ordem espermatócitos, que tenham sido submetidos a um rearranjo genético. O espermatócito de segunda ordem, através de uma segunda divisão meiótica, reduz o kit cromossômico diploide normal (46 cromossomos para humanos) para um kit haploide (23 cromossomos).

Além desse fenômeno de redução da herança genética celular, o espermatócito encontra progressivamente um processo de transformação de sua morfologia (espermiogênese) tornando-se espermatídeo, que, finalmente, difere no espermatozoide.

Um espermatogênese normal, também requer a integridade e a interação entre os vários componentes somáticos do parênquima testicular, ou seja, a circulação sanguínea, venoso e linfático, células de Leydig ou células intersticiais, e o eixo hipotálamo-hipófise-gónadas.

Veja também:

Oogênese (Ovulogênese)

Gametogênese

Andropausa

Leia também! Assuntos relevantes