Espermatozoides

Biologia
Por

O espermatozoide é a gameta sexual masculina dos animais, sendo responsável pela reprodução sexuada nesse organismo. Eles são células pequenas que são vistas apenas através de microscópios.

Os espermatozoides são formados a partir de células germinativas por um processo chamado espermatogênese. A espermatogênese ocorre em três estágios: os estágios proliferativo, meiótico e espermatogênico. 

A fase proliferativa envolve as espermatogônias mitoticamente ativas, as células-tronco. Eles estão presentes na periferia dos túbulos seminíferos da membrana basal.  A segunda fase é a fase meiótica, na qual os espermatócitos são formados. Na fase espermatogênica, formam-se espermátides e, finalmente, espermatozoides. 

Os espermatozoides têm cabeça, corpo e cauda. A cabeça contém o núcleo e um acrossoma, que contém enzimas necessárias para a penetração da zona pelúcida do óvulo. O corpo ou peça intermediária contém mitocôndrias e a cauda é um flagelo.

Espermatozoide fecundando óvulo


Tipos de espermatozoides

Existem dois tipos de espermatozoides normais: os portadores do cromossomo x (responsável pela formação de um feto feminino) e os portadores do cromossomo y (responsável pela formação de um feto masculino).

Também existem os espermatozoides com cromossomos ditos como anormais, que são aqueles que possuem problemas cromossômicos ou morfológicos como os com:

  • Cabeça grande: o seu tamanho e peso da cabeça faz com que ele não tenha energia suficiente para alcançar o óvulo.
  • Cabeça pequena: por ter o tamanho da cabeça pequeno, pode ser que ele tenha carga genética reduzida ou ausência de acrossoma.
  • Cabeça dupla: ele tem duas cabeças em um único flagelo.
  • Cabeça bífida: esse espermatozoide contém uma cabeça e dois flagelos.
  • Cauda curta: por ter a cauda curta, esse tipo de espermatozoide costuma morrer durante o caminho da fecundação devido à falta de energia.
  • Acrossoma defeituoso: ele não tem enzimas eficazes ou suficientes para a penetração da zona pelúcida do óvulo.

Produção de Espermatozoides no Homem, ser humano
Veja também: Pênis

Curiosidades

• Leva cerca de 64 dias para o corpo masculino produzir espermatozoides, em seguida, cerca de 24 a 28 dias a mais para serem transportado e finalmente ejaculado.

• Os 95% dos homens que produzem níveis normais de espermatozoides, criam cerca de 2 trilhões de nadadores por dia. Desses 2 trilhões, eles ejaculam algo como 700 bilhões de espermatozoides.

• Certos estilos de vida podem danificar o espermatozoide e alguns dos principais culpados são fumar regularmente, calor excessivo (como trabalhar em frente de um forno de 400 graus ou usar banheira de hidromassagem algumas vezes por semana) e estar acima do peso.

• Os espermatozoides de cada espécie possuem diferentes formas e tamanhos. Alguns deles podem ser mais compridos, mais arredondados ou até menos não possuir flagelo.

Compartilhe