Os gametas são as células sexuais: o gameta masculino é o espermatozoide e o gameta feminino, o óvulo. Quando o esperma se funde com o óvulo, surge então o zigoto, a célula resultante da reprodução sexual, desde o seu desenvolvimento e segmentação, resultando no surgimento de uma nova cópia.

A formação de gametas é chamada gametogênese. É um processo evolutivo que começa com células germinativas: com a meiose dessas células, surgem gametas.

Deve ser lembrado que a meiose é uma forma de reprodução celular. Nesse caso, a meiose ocorre nas gônadas, órgão responsável pela produção dos gametas e, portanto, pela gametogênese. As células germinativas registram as divisões e, assim, os gametas são gerados (espermatozoides e óvulos).

Nas células germinativas, existem 46 cromossomos. Após a meiose, cada gameta possui 23 cromossomos. Assim que se deslocar de células diploides de células haploides, a serem fundidas para ter o número total e a totalidade do material genético.

Como existem gametas masculinos e gametas femininos, a gametogênese pode ser classificada de duas formas, de acordo com o sexo: espermatogênese (produção de espermatozoides) e oogênese ou ovulogênese (produção de óvulos). 

Leia: Oogênese (Ovulogênese)

Mulher grávida

Espermatogénese ocorre nos testículos e é um processo em que a célula se torna espermatogônia, espermatócitos primários, espermátide e espermatócitos secundários antes de atingir o estado de esperma. Oogênese, por sua vez, é realizada nos ovários, onde a célula diploide original é dividido em três células haploides não funcionais (conhecidos como corpos polares) e uma célula haploide que é funcional (ovo).


Veja também:

Os Cromossomos

Herança Genética

Reprodução Humana

Meiose - Dupla Divisão Celular

Os processos de divisão celular