A cultura romana foi muito importante em sua época e refletiu em mudanças significantes na arquitetura, literatura e história que influenciam nossa civilização até os dias de hoje.

O latim é um elemento marcante da cultura romana, idioma falado pelos romanos e que serviu de base para o português, italiano, espanhol e francês. O Império Romano foi muito rico culturalmente e comprova que sua história foi além das conquistas políticas, militares e sociais, mas também se deu nas artes.

A cultura romana nasceu com a mistura de 3 povos que atuaram juntos para fazer de Roma um grande império. São eles etruscos, italiotas e gregos. Assim, fortaleceram a economia e o processo político.

A cultura romana também foi muito importante para a religião, que era politeísta e tinha Deuses que correspondiam aos Deuses Gregos. Entre os principais deuses romanos estão Minerva, Júpiter, Mercúrio, Netuno, Baco e outros.

Veja: Os Deuses do Olímpio

O povo era muito religioso, tinha um pequeno santuário em casa, onde costumava fazer suas preces e orações. As províncias romanas também tinham vários templos.

Gravura, Cidade Romana
Gravura da Cidade de Roma em seus primórdios. Crédito da imagem: Wikimedia

A religião romana era controlada pelos próprios governantes. Se o povo cultuasse uma religião diferente, era penalizado. Cristãos foram condenados em Roma, e os cultos tinham que ser feitos em lugares secretos.

O cristianismo só foi adotado como religião oficial do Império Romano no século IV. A população deixou, com o tempo, o politeísmo.

Veja: Catolicismo

O Império Romano com a cultura romana também ficou muito conhecido pela política do “Pão e Circo”. Por causa do desemprego e da pobreza, o império temia uma revolta popular do povo faminto e sem entretenimento.

A solução foi oferecer alimentação e diversão para o povo, assim não havia rebelião. Para entreter a população aconteciam as lutas de gladiadores em estádios espalhados pelo Império Romano, principalmente no Coliseu, o mais conhecido de todos eles.

Soldados Romanos

Por causa da forte miscigenação, a arte da cultura romana foi muito influenciada pelos outros povos, principalmente pelos gregos, no que se trata de monumentos públicos, arquitetura e escultura.

Esculturas, Sarcofago romano

Vaso romano antigo

É muito comum notar nas construções romanas as colunas, abóbadas, os arcos e a helenística. Assim eram formados os circos e teatros, locais frequentados pelos aristocratas da época.


Temas similares:

Leia também! Assuntos relevantes