Totalitarismo

Por

O totalitarismo foi uma forma de governo bastante popular no século XX, tendo marcado presença em vários países do mundo. Esse tipo de governo era marcado por um controle absoluto, poder centralizado nas mãos de uma pessoa, restrição de direitos, falta de liberdade de expressão e muita repressão e violência.

O fenômeno político do totalitarismo nasceu durante a Primeira Guerra Mundial, quando alguns governos passaram a desobedecer as posições democráticas para passar o poder executivo para apenas uma pessoa. No continente europeu, o totalitarismo se fortaleceu como bandeira ideológica, sendo dominado por autoritarismo e violência.

Os regimes totalitários eram comandados por partidos únicos e exaltavam a imagem do governante. A repressão política era muito forte e as pessoas tinham que conviver com ideais patrióticos e ufanistas.

O totalitarismo foi visto na Revolução Russa de 1919, no governo de Benito Mussolini na Itália (Fascismo) e no Nazismo de Adolf Hitler na Alemanha. Na vertente do Totalitarismo de Esquerda, um grande exemplo foi o regime socialista de Stálin na antiga União Soviética.

No Brasil, esse tipo de governo foi visto na primeira metade do século XX, durante o poder de Getúlio Vargas no Estado Novo, entre os anos de 1937 e 1945.

Leia também! Assuntos relevantes