A Revolução Russa

A Revolução Russa

Por

A Revolução Russa aconteceu em 1917 e foi considerada um marco histórico do século XX. O movimento ganhou força e foi construído durante a Primeira Guerra Mundial, entre os anos de 1914 e 1918.

Basicamente, a Revolução Russa foi pautada pela doutrina comunista, criada pelo filósofo alemão Karl Marx. O líder dessa revolução foi Vladimir Lênin.

A revolução aconteceu em um momento histórico de grande pressão política e econômica na Rússia. Além disso, nesse período, o país passava por uma grande desvantagem tecnológica.

Influências históricas

Antes da Revolução de 1917, a população já estava insatisfeita com o atraso econômico da Rússia e com a cobrança de altos impostos. O sistema czarista de Nicolau II incomodava diversas camadas da sociedade russa.

Em 1905, Nicolau II passou a governar de forma ainda mais violenta e repressiva, o que levou ao episódio do Domingo Sangrento, quando o exército fuzilou milhares de manifestantes no país. Esse acontecimento foi o estímulo para a criação do grupo dos sovietes, liderado por Lênin.

Primeira Guerra Mundial

Durante a Primeira Guerra Mundial, a Rússia sofreu com o excesso de gastos militares. A população passou a vivenciar a falta de alimentos e empregos. Esses prejuízos levaram a uma imensa insatisfação popular e a diversos movimentos de greves e manifestações.

Os trabalhadores exigiam democracia, empregos, melhores salários e o fim definitivo da monarquia czarista. Graças à Revolução Russa, em 1917, Nicolau II foi retirado do poder.

O substituto de Nicolau II foi Kerenski. Mas em outubro de 1917, Lênin liderou uma nova revolução e assumiu o governo da Rússia. A partir deste momento, o país implantou o socialismo.

Assista à aula sobre a Revolução Russa



Resultados da Revolução de Lênin

Como resultado direto da revolução, as terras da Rússia foram distribuídas para os trabalhadores, os bancos foram nacionalizados e as fábricas foram colocadas sob a gestão dos operários. Os membros da antiga monarquia e as pessoas contrárias ao socialismo foram condenados à morte.


Veja também a Biografia de:
Vladimir Ilitch Lênin

Uma das providências iniciais de Lênin no poder foi retirar a Rússia da Primeira Guerra Mundial, em 1918. Em seguida, veio a criação da União Soviética. Esse período histórico foi marcado por perseguição política e por uma total falta de democracia.

Leia também! Assuntos relevantes