Guerra dos Cipaios

História
Por

A Guerra dos Cipaios, também chamada de Revolta dos Cipaios, aconteceu entre os anos de 1857 e 1859. O movimento ficou caracterizado como uma revolta popular armada, que aconteceu na Índia.

O objetivo da revolta era combater a dominação e a exploração dos ingleses na Índia. Neste período, a Inglaterra dominava a região e havia instituído uma política colonialista, de exploração e imperialista no território indiano e em outras regiões da Ásia e da África.

Os britânicos exploravam principalmente as riquezas minerais dos países. A postura britânica desagradou diversos grupos sociais da Índia, que não aceitavam a forma exploratória como os britânicos conduziam a colônia. Como reação, criou-se uma revolta popular armada.

A Guerra dos Cipaios envolveu jovens soldados indianos que foram obrigados a se alistar no exército da Companhia Britânica das Índias Orientais. Os soldados eram chamados de cipaios e enfrentavam péssimas condições de trabalho, com baixos salários. Por isso, o desejo de revolta tomou conta do grupo.

A gota d’água para a revolta armada ocorreu por conta de um conflito cultural e religioso. Para os indianos, que seguem a religião hindu, a vaca é um animal sagrado. Acontece que os britânicos, que eram cristãos, ofereciam aos soldados indianos rifles com cartuchos que tinham um revestimento impermeabilizante com uma graxa de origem bovina. Este fato causou extrema revolta e foi o estopim para a guerra.

Guerra dos Cipaios, Rebelião Indiana de 1857


Como foi a Guerra dos Cipaios (Rebelião Indiana de 1857)?

No ano de 1857, os soldados cipaios deram início ao conflito armado contra as tropas britânicas. A guerra aconteceu ao norte e na região central da Índia. A revolta foi bastante sangrenta e deixou muitos mortos em ambos os lados.

Os indianos alcançaram êxito nas primeiras batalhas e forçaram o recuo de várias tropas britânicas. O conflito só chegou ao fim em 1859. Os britânicos aumentaram seu poder de fogo e conseguiram controlar a revolta.

Essa insurreição popular armada foi uma iniciativa dos soldados hindus e muçulmanos. Este foi o primeiro grande movimento em prol da independência da Índia.

O líder da revolta, Mangal Panday, comandou o movimento e orientou diversos ataques aos oficiais ingleses. Muitos britânicos foram capturados e executados.

O movimento contra o imperialismo inglês acabou desmantelado e os britânicos conseguiram aumentar ainda mais o seu controle sobre a região, principalmente a partir do ano de 1876.

Compartilhe