8 sinais de que seus rins não estão mais funcionando bem

Os rins são órgãos corporais sensíveis e que devem receber uma atenção maior quando o assunto é o cuidado com o corpo, para que você os mantenha em um bom funcionamento vai precisar ingerir água frequentemente em uma quantidade considerável, mas e se eles já estiverem doentes e você ainda não tiver percebido?! O que fazer?

Para que você possa ter certeza de que seus rins realmente não estão mais funcionando da maneira correta vai precisar prestar atenção aos sinais que o seu corpo emite, existem sintomas bem comuns que podem ser detectados facilmente, afinal você não vai querer ter a funcionalidade de seus rins comprometida, não é mesmo?!

Pensando nisso, hoje preparamos para você uma listagem com 8 sinais que são mandados pelo seu corpo para lhe alertar que seus rins não estão mais funcionando bem. Vale ressaltar que o que vamos dizer não substitui, em hipótese alguma, um diagnóstico médico, e se você notar esses sintomas corra para um hospital o mais rápido possível ara iniciar um tratamento logo. Vamos lá!

Insuficiencia renal

Dores de cabeça, fadiga e fraqueza geral

Quando os rins não estão funcionando normalmente a produção de um hormônio chamado eritropoyetina (EPO), que decorre da conversão da vitamina D dentro do organismo, diminui. Esse hormônio é responsável por deixar a estrutura óssea e músculos fortificados, além de ajudar a manter o cérebro em funcionamento perfeito. Se ele reduz a produção, a fadiga e dores de cabeça virão junto com a fraqueza geral do corpo.


Dores nas costas


Dores costas, rins

Esse sintoma é para quem está com doença renal policística, que são grandes sacos cheios de líquidos que são formados nos rins. A dor é profunda e se localiza logo abaixo da caixa torácica, sendo sentida na frente da região da virilha ou do quadril.


Dificuldades para dormir

Quando os rins não estão funcionando bem, as toxinas ingeridas não poderão sair do corpo com facilidade, o que acarretará em grande concentração delas no sangue e a dificuldade para conseguir adormecer em decorrência desse fator.


Mudanças na micção

Os rins são os órgãos do corpo que tem a responsabilidade de produzir a urina e através dela eliminar resíduos que não são bem vindos no corpo. Se houverem mudanças na micção você deve estar atento e não deixar passar normalmente. Como sintomas de problemas renais estão:

  • Maior necessidade de urinar (mais do que 4 ou 10 vezes por dia), principalmente a noite.
  • Ver sangue na urina
  • Se a urina for espumosa


Pele seca e muita coceira

Os rins removem os resíduos e fluidos extras do sangue, mantendo a quantidade adequada de minerais e nutrientes no corpo. Se o rim não funcionar corretamente, essa função ficará comprometida e os nutrientes e minerais estarão em quantidade fora do normal fazendo com que a pele fique seca e haja muita coceira pelo corpo, que sinaliza o problema.


Mau hálito e gosto metálico na boca

Se os resíduos ficarem acumulados no sangue e não forem expelidos pelos rins, os gostos dos alimentos serão afetados. E o mau hálito é um sinal de que existem muitas toxinas no corpo e que a corrente sanguínea está contaminada, fazendo até com que se perca a fome em determinadas situações e se perca peso.


Pés, mãos e tornozelo inchados

Os rins expelem fluidos extras do corpo, e se não fizer isso aqueles materiais ficarão no corpo, retidos, como o sódio, por exemplo, causando inchaço nos tornozelos, pés e mãos.


Olhos inchados

Os rins equilibram as proteínas no corpo, e se ele não estiver funcionando corretamente talvez possa chegar a expelir mais proteína que o aceitável, por isso a distribuição das proteínas que sobraram vai ser desigual pelo corpo e os olhos serão os mais afetados, ficando inchados e doloridos.

Leia também! Assuntos relevantes