Leucócitos

Os glóbulos brancos encontrados no nosso sangue são formados pelas células sanguíneas chamadas de leucócitos. A função dos leucócitos, basicamente, é fazer a proteção do nosso organismo.

Em nosso sangue, podemos encontrar a cada milímetro cúbico, de 6 mil até 10 mil leucócitos. Os leucócitos possuem algumas características importantes, dentre as quais estão as seguintes:

  • Possuem núcleo;
  • Formato esférico, em sua maioria;
  • São incolores;
  • Possuem tamanho grande.

Para fazerem a defesa do organismo, os leucócitos se movimentam para o tecido adjacente, saindo da área dos vasos sanguíneos para realizar a proteção por meio da produção de anticorpos ou por meio de fagocitose.

Quando a proteção feita pelos leucócitos se dá com a criação de anticorpos, substâncias estranhas ao nosso corpo são atacadas por glicoproteínas feitas pelos linfócitos B.

No caso da ação por fagocitose, a partícula estranha ao nosso organismo é englobada pelos leucócitos, que realizam a digestão do organismo que está interferindo no nosso metabolismo, fazendo a destruição deste invasor.


Quais são os tipos de leucócitos?

Existem basicamente dois tipos de leucócitos:

  • Agranulócitos
  • Granulócitos

Os grânulos apresentados pelos granulócitos podem ser observados através de um microscópio. Os leucócitos agranulócitos não apresentam essa estrutura.

Os agranulócitos são leucócitos dos tipos chamados de linfócitos T e B, com núcleo grande e formato esférico. Eles contam com plasmócitos no caso do tipo B para produzir os anticorpos< que atacam os invasores do nosso organismo. A resposta imunológica ganha mais agilidade graças ao tipo T.

Os leucócitos também podem ser classificados como monócitos, com alto poder de fagocitose, que têm núcleo de diferentes formatos e são reconhecidos por terem tamanho grande.

O nosso sangue apresenta uma quantidade muito elevada de granulócito, um leucócito que pode ter entre 3 e 5 lóbulos no núcleo. Também realiza a fagocitose com ótimo desempenho.

Os leucócitos chamados de eosinófilos são reconhecidos por terem 2 lóbulos no núcleo, alto poder de fagocitose e são responsáveis pela resposta imunológica no caso de alergia.

O formato irregular do núcleo e o grande volume são características dos leucócitos conhecidos como basófilos. Sua ação no organismo é como vasodilatador e anticoagulante, pois produz histamina e heparina em nosso corpo.

Em alguns casos, há uma grande variação na quantidade de leucócitos em nosso organismo. A leucocitose acontece quando nosso corpo produz quantidade muito grande de leucócitos. A leucopenia é o contrário, quando existe quantidade muito pequena de leucócitos no nosso organismo, sendo que, neste caso, o paciente fica mais exposto aos riscos de infecção.


O que é leucemia?

O câncer que atinge os leucócitos é conhecido como leucemia. Neste caso, a produção de leucócitos começa a acontecer de maneira irregular e fora de controle. As duas formas da doença são aguda ou crônica.

Em ambos os casos, é muito difícil descobrir o motivo da leucemia ou o agente causador desta mudança na produção de leucócitos pelo corpo.


Crédito da imagem da capa: Mekis / Pixabay


Leia também: Herança dos Grupos Sanguíneos, Células imunológicas

Leucócitos



Por

Compartilhe