Glândulas Adrenais

No corpo humano existem vários tipos de glândulas que ajudam no funcionamento do organismo de uma forma bem geral, contribuindo com a secreção de algum tipo determinado de substância com algum objetivo específico. A substância secretada pode ser colocada para fora do organismo, ou ainda dentro dele, dependendo de qual seja a classificação da glândula em especial.

Dentre as glândulas presentes no corpo estão as Glândulas Adrenais, que tem funções vitais no nosso organismo e que se em algum momento passarem a funcionar diferente do esperado podem causar sérios riscos a saúde do indivíduo. Quer saber como elas funcionam, o que são e o que secretam?! Se sim, vamos lá!


O que é a Glândula Adrenal?

A Glândula Adrenal é também conhecida como glândula suprarenal e fica localizada sobre os rins, sendo uma para cada rim, vale ainda dizer que a constituição dos tecidos destas glândulas é bem distinta quanto a forma de secreção que elas tem. Elas são formadas basicamente de duas partes principais, sendo uma a que configura a sua parte mais externa, o córtex, e a outra que configura a sua parte mais interna, a medula.

Glândula Adrenal, glandula suprarenal

Medula e Córtex adrenal

A medula da glândula é a parte mais interna e serve como o secretor de dois hormônios principais, a adrenalina e a noradrenalina. Estes hormônios são liberados em situações de alto estresse, sendo a adrenalina responsável pela taquicardia e aumento da pressão arterial seguido de maior excitabilidade do sistema nervoso. E a noradrenalina serve para suavizar os efeitos da adrenalina, tendo como função principal ajudar a manter a pressão sanguínea do corpo normal. Já o córtex adrenal produz o hormônio esteróide, derivado do colesterol, sendo conhecido de forma genérica como corticosteróide.


O estado emocional interfere na saúde do corpo humano

O estado emocional interfere diretamente na produção hormonal da glândula, e se você tiver um estilo de vida mais saudável dificilmente vai desenvolver algum problema relacionado aos picos de estresse, que ajudariam o hormônio adrenalina a ser mais secretado e então poderia culminar em sérios problemas com o regulamento da pressão.

Cuide do seu corpo como um todo, pratique exercícios físicos, regule a sua alimentação e ajude no processamento dos hormônios dentro do seu corpo, conferindo com um estilo de vida mais saudável, a saúde geral do seu organismo.


Assuntos Parecidos

Leia também! Assuntos relevantes