Metabolismo

Por

O metabolismo envolve as reações químicas que acontecem no organismo. Este metabolismo pode ser anabólico ou catabólico. No estado anabólico, o metabolismo ajuda na composição e transformação de elementos. Já no catabólico acontece a quebra de alguns compostos.

O desempenho do metabolismo é muito importante para a manutenção da saúde. Esses processos também são essenciais para quem realiza dietas e busca o emagrecimento.

Com o passar dos anos, o metabolismo fica mais lento e, por isso, as pessoas ganham peso com mais facilidade e perdem calorias com mais dificuldade. Na biologia, o metabolismo é compreendido como todos os processos químicos e físicos que acontecem no organismo.

Funções Metabólicas


Entre as funções metabólicas, podemos citar a respiração celular, a quebra da glicose e a produção de energia. Nos seres humanos, o metabolismo pode estar menos ou mais acelerado. Alguns fatores são importantes para ajudar a acelerar o metabolismo, como a prática de atividades físicas, a manutenção de uma alimentação saudável e o controle do peso corporal.

Naturalmente, os homens possuem um metabolismo mais rápido do que as mulheres. Para tornar o metabolismo mais eficiente e promover a perda de peso, muitas pessoas optam pelo consumo de alimentos de baixo índice glicêmico, como os legumes, frutas e verduras, que, por apresentarem mais fibras, forçam o funcionamento e aceleram o metabolismo.

Entre os alimentos que reduzem o metabolismo estão o arroz branco, o açúcar e os produtos industrializados.

Para emagrecer


Para acelerar o metabolismo e emagrecer, vale a pena apostar nos alimentos termogênicos e nas proteínas magras, como café, chá verde, carnes magras, peixe, frango, ovo, ricota, soja, entre outros. As gorduras também são importantes para o metabolismo, mas é preciso investir nas gorduras saudáveis, como castanha-do-pará, amêndoa, nozes, azeite de oliva extravirgem e abacate.

Leia também! Assuntos relevantes