Caxumba (Parotidite)

O que é caxumba?

A caxumba é uma doença contagiosa causada por um vírus que passa de uma pessoa para outra através da saliva, secreções nasais e contato pessoal próximo.

A condição afeta principalmente as glândulas salivares, também chamadas de glândulas parótidas. Essas glândulas são responsáveis ​​pela produção de saliva. Existem três conjuntos de glândulas salivares em cada lado do rosto, localizadas atrás e abaixo das orelhas. O sintoma característico da caxumba é o inchaço das glândulas salivares.

A caxumba era mais comum no Brasil antes da vacina ser inventada. Após as vacinas serem incorporadas ao calendário dos postos de saúde, o número de casos reduziu-se drasticamente.


Quais os sintomas da caxumba?

Os sintomas da caxumba geralmente aparecem dentro de duas semanas após a exposição ao vírus. Sintomas semelhantes aos da gripe podem ser os primeiros a aparecer, incluindo:

  • Fadiga
  • Dores no corpo
  • Dor de cabeça
  • Falta de apetite
  • Febre baixa

Menino com Caxumba

Uma febre alta de 39 ° C e o inchaço das glândulas salivares ocorrem nos próximos dias. As glândulas podem não inchar de uma só vez. O mais comum é elas incham e se tornam dolorosas periodicamente. É mais provável que você passe o vírus da caxumba para outra pessoa, desde o momento em que entra em contato com o vírus até quando suas glândulas parótidas incham.

A maioria das pessoas que contraem caxumba mostra sintomas do vírus. No entanto, algumas pessoas não têm ou apresentam muito poucos sintomas.


Qual é o tratamento para a caxumba?

Como a caxumba é um vírus, ela não responde a antibióticos ou outros medicamentos. No entanto, você pode tratar os sintomas para ficar mais confortável enquanto estiver doente. Esses incluem:

  • Descanse quando você se sentir fraco ou cansado.
  • Tome analgésicos de venda livre, como paracetamol e ibuprofeno, para diminuir a febre.
  • Acalme as glândulas inchadas aplicando bolsas de gelo.
  • Beba muitos líquidos para evitar a desidratação devido à febre.
  • Coma uma dieta suave de sopa, iogurte e outros alimentos que não são difíceis de mastigar (a mastigação pode ser dolorosa quando as glândulas estão inchadas).
  • Evite alimentos ácidos e bebidas que possam causar mais dor nas glândulas salivares.

Normalmente, você pode retornar ao trabalho ou à escola cerca de uma semana depois que um médico diagnostica sua caxumba, se você se sentir à vontade. Depois de passar uma semana, você não é mais contagioso. A caxumba geralmente segue seu curso em algumas semanas, e em torno de dez dias após a contaminação da doença, você deverá estar se sentindo melhor.

A maioria das pessoas que tem caxumba não pode contrair a doença pela segunda vez. Ter o vírus uma vez protege você contra a infecção novamente.


Veja também:

Doenças Causadas por Vírus

A Importância das Vacinas