O nosso sistema digestivo e endócrino possui uma glândula chamada pâncreas, que mede cerca de 12,5 cm de comprimento. O seu formato lembra uma folha de árvore.

Esta glândula fica em cima do intestino, abaixo do baço e atrás do estômago.

A divisão do pâncreas acontece da seguinte forma:

  • Anatomicamente, o encaixe do duodeno acontece na área chamada de cabeça;
  • O corpo é a parte central da glândula;
  • A calda é a área final do pâncreas.


Para que serve o pâncreas?

O pâncreas pode ser dividido por duas partes distintas encarregadas de executar as seguintes funções:

  • Pâncreas Exócrino
  • Pâncreas Endócrino

Pâncreas


Funções do Pâncreas Exócrino

Essa área do pâncreas é encarregada da produção de enzimas e sucos digestivos que auxiliam na digestão como um todo, na quebra dos açúcares, proteínas e gorduras, para metabolizar nutrientes.


Funções do Pâncreas Endócrino

Esta área do pâncreas é responsável pela produção hormonal, como glucagon e insulina, essenciais para que os níveis de açúcar no organismo fiquem controlados.

A formação do pâncreas endócrino se dá por células de ácinos, onde estão as ilhotas de Langerhans, que controlam a quantidade de açúcar no corpo humano.

Os Langerhans são grupos isolados de células que produzem os hormônios que fazem o controle dos níveis de açúcar no sangue.

Anatomia do Pâncreas


Quais são os problemas de saúde mais comuns no pâncreas?

Diabetes

O distúrbio mais comum de ocorrer com o pâncreas é o diabetes. Neste caso, as células do pâncreas param de produzir insulina, como acontece com o diabetes tipo 1. Já no diabetes tipo 2, o corpo humano apresenta deficiência na utilização da insulina.

O pâncreas também pode ser vítima de câncer, apresentar malformação congênita que pode ser corrigida com cirurgia, falta de formação dos ductos pancreáticos e que existe cirurgia para resolver o problema.

O pâncreas também pode ser vítima de cistos, de processo inflamatório chamado de pancreatite, entre outras doenças. Além do mais, é preciso dizer que o consumo excessivo de bebida alcoólica pode atacar severamente o pâncreas.

Leia mais: Diabetes e Seus Tipos, 7 sinais que indicam que você pode ter Diabetes Tipo 1


Veja também:

Glândulas

Sistema Endócrino

Doenças causadas no sistema digestivo

Corpo Humano

Leia também! Assuntos relevantes