ENEM e Vestibular

Tudo sobre a Unesp

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) foi criada em 1976. A instituição surgiu da união de diversas faculdades e universidades do Estado de São Paulo. Logo após a sua criação, a universidade adotou medidas e ações para prezar pelas suas qualificações e objetivos, como aprimoramento acadêmico e uma identidade própria nas seguintes áreas:

• Pesquisa;
  • Docência;
  • Serviços à comunidade.

Um dos pioneirismos da Unesp foi levar ensino de qualidade a diversos pontos do interior do Estado de São Paulo. Algumas divisões na estrutura da Unesp foram essenciais para que a instituição desenvolvesse seu trabalho com mais eficiência, como a ampliação de laboratórios e bibliotecas, interunidades, unidades complementares e auxiliares.

A integração da universidade também foi necessária para que os objetivos fossem alcançados durante o trabalho. Um dos pontos determinantes foi a criação das pró-reitorias da Unesp, em 1989.

As inovações foram muito importantes para a universidade, como:

• Criação do Jornal da UNESP;
  • Em 1987, criação da Editora da Unesp;
  • Em 1987, também foi criada a FUNDUNESP.

Nos anos 90, um forte plano de informatização da universidade possibilitou seu crescimento de forma organizada. A partir dos anos 90, a instituição passou a oferecer mais vagas e aumentou a oferta de cursos superiores públicos, para atender a demanda informada pelo Governo do Estado de São Paulo.

Logotipo da Unesp

Atualmente, a Unesp está dividida nas seguintes unidades:

• Araçatuba – Faculdade de Odontologia e Medicina Veterinária.
  • Araraquara – Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Odontologia, Ciências e Letras, além do Instituto de Química.
  • Bauru – Artes, Comunicação, Arquitetura, Engenharia e Ciências.
  • Botucatu – Faculdade de Medicina, Biociências, Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia.
  • Dracena – Ciências Humanas e Sociais, Ciências Agrárias e Tecnológicas.
  • Guaratinguetá – Faculdade de Engenharia.
  • Itapeva – Campus experimental.
  • Jaboticabal – Medicina Veterinária e Ciências Agrárias.
  • Marília – Filosofia e Ciências.
  • Ourinhos – Campus experimental.
  • Presidente Prudente – Tecnologia e Ciências.
  • Registro – Campus experimental.
  • Rio Claro – Exatas, Geociências e Biociências.
  • São João da Boa Vista – Campus experimental.
  • São José do Rio Preto – Exatas, Letras e Biociências.
  • São José dos Campos – Odontologia, Tecnologia e Ciência.
  • São Paulo – Artes, Física, Relações Internacionais, Políticas Públicas.
  • São Vicente – Biociências e Estudos Avançados do Mar.
  • Sorocaba – Tecnologia e Ciência.
  • Tupã – Ciências e Engenharia.

Como se inscrever no vestibular da Unesp?

A Fundação Vunesp realiza o vestibular da Unesp. São 34 institutos e faculdades localizados em mais de 20 cidades no Estado de São Paulo.

Cursos de graduação – Cerca de 180.

Pós-graduação – Mais de 140 programas.

São cerca de 50 mil alunos que estudam na Unesp, quase 4 mil professores e mais de 6 mil servidores. No site da Vunesp, o interessado pode fazer a inscrição para o vestibular da Unesp e ler o edital completo, importante para que o aluno se prepare corretamente para a prova.

O vestibular, além de ser bastante concorrido, tem um nível elevado de dificuldade. Alunos de todos os lugares do Brasil se interessam em estudar na Unesp.

As inscrições para o vestibular 2019 já estão abertas [Acesse aqui]. No último processo seletivo para ingresso, o curso de medicina foi o mais procurado, com cerca de 300 alunos por vaga!

Informações detalhadas sobre o vestibular da UNESP: Clique aqui.

Site oficial da Unesp: www.unesp.br.

Assuntos Relacionados

Tudo sobre a Fuvest

Quais são os vestibulares mais concorridos do Brasil?

Onde encontrar simulados para o vestibular?

Fatec

Onde encontrar simulados para o Enem?

Videoaula para Vestibular