Bolsa de Estudo

Quantas vagas o SISU oferecerá em 2019?

O Ministério da Educação é responsável pela gestão de vagas do SISU (Sistema de Seleção Unificada), que permite que os estudantes que fizeram o Enem e obtiveram boas notas possam se candidatar a vagas nas principais universidades do país.

Apenas no primeiro semestre de 2019, foram disponibilizadas 235.476 vagas em 129 instituições de ensino localizadas em todas as regiões do Brasil. Os estudantes que acessam o sistema do SISU podem optar por até dois cursos, reforçando a ordem de preferência de cada vaga. Durante a escolha, os alunos podem levar em consideração a instituição onde querem estudar, o turno, o curso e a modalidade de concorrência.

As vagas do SISU só podem ser concorridas pelos estudantes que fizeram o Enem no ano anterior e que não zeraram a redação da prova. As inscrições só podem ser feitas pela internet.

Além da primeira edição do SISU em 2019, o sistema ainda terá uma segunda oferta de vagas para o segundo semestre. As oportunidades podem ser visualizadas na plataforma digital do sistema, pelo site sisu.mec.gov.br.

A primeira edição do SISU em 2019 já foi encerrada, e os resultados divulgados no dia 28 de janeiro. Vale ressaltar que o Sistema de Seleção Unificada é um programa que permite que os candidatos disputem uma vaga apenas nas universidades públicas participantes. O programa oferece um amplo acesso às vagas nas universidades localizadas em todos os Estados brasileiros.

Para fazer uma escolha inteligente e assertiva durante o processo de seleção, é importante que os estudantes pesquisem as notas de corte de cada curso e universidade, a fim de entenderem se realmente têm chances de conseguir a vaga. Caso contrário, é possível mudar as opções de cursos. O SISU atualiza as informações diariamente durante o período de seleção.

Em 2018, entre os cursos mais concorridos do sistema estavam: Audiovisual na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), Têxtil e Moda da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), entre outros. As vagas para medicina ficaram na sétima posição entre os mais concorridos, já que essa graduação é oferecida por mais universidades, totalizando 87 cursos e 4,6 mil vagas disponíveis.