ENEM e Vestibular

O que se estuda em Farmácia?

Em algum momento da vida todo mundo irá precisar de remédios e formas para viver melhor, apesar de ser uma profissão que não recebe tanto prestígio social, o farmacêutico desempenha um papel muito importante para a sociedade.

Responsável por desenvolver remédios, autorizar receitas e estudar a eficácia de cada substância no corpo humano, os cursos de farmácia existem a bastante tempo e são importantes até os dias de hoje.

Pensando nisso, trouxemos neste artigo o que se estuda em um curso de farmácia, além de outros detalhes relevantes acerca dessa carreira.

Qual é a função do curso de farmácia?

A função do curso de farmácia é a de preparar os alunos para atuarem no ramo de fármacos e medicamentos, controle, produção e análise de produtos alimentícios, medicamentos, cosméticos, além de realizar análises clínicas e toxicológicas e prestar assistência em serviços e saúde públicos ou privados.

O campo de trabalho do farmacêutico é amplo. Este profissional pode fazer desde o atendimento em drogarias até pesquisas sobre novos medicamentos em indústrias, passando pela análise de amostras em laboratórios.

Remédios, farmácia

Grade Curricular do curso de Farmácia

Basicamente, o aluno que cursa Farmácia, irá precisar do contato com disciplinas da área da Saúde já no início do curso. Após, iniciará o contato com disciplinas mais complexas. Em geral, as disciplinas que compõem a grade curricular do curso de Farmácia são:

• Análise Toxicológica
  • Anatomia Humana Geral
  • Biologia Celular Geral
  • Bioquímica Clínica
  • Bromatologia
  • Citologia Aplicada
  • Farmácia Hospitalar
  • Farmacoeconomia
  • Farmacologia
  • Farmacotécnica
  • Gestão Farmacêutica
  • Hematologia
  • Imunologia
  • Produção de Medicamentos e Cosméticos
  • Microbiologia
  • Parasitologia

Onde estudar Farmácia?

O curso de Farmácia é oferecido em instituições públicas e privadas, contando com as modalidades presencial ou a distância. Entretanto, para saber que você está escolhendo uma boa universidade para estudar, é importante ter atenção em alguns aspectos.

Com o grande número de universidades ofertando os cursos de Farmácia, é necessário que você procure uma de confiança, principalmente se estiver pensando em optar por uma EaD.

Portanto, é essencial que você pesquise sobre a universidade onde você pretende estudar e verifique todo o seu funcionamento assim como as informações em relação ao curso que você está pretendendo.

Para isso, comece verificando se essa universidade tem certificado reconhecido pelo MEC, como é a infraestrutura deste local, se possui recursos como laboratórios, áreas de estudo ou bibliotecas.

Além disso, um ponto super importante a ser considerado também é a localização desta universidade e qual será o seu custo-benefício em relação a deslocamento e mensalidades, se for o caso.

Algo que você também pode fazer para saber melhor, é buscar pela opinião de outras pessoas que fizeram ou estão fazem o curso que você pretende cursar ou algum outro dessa mesma universidade. Sendo assim, você conseguirá ter uma ideia se estudar lá vai valer a pena ou não.