A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) é uma instituição que fica responsável por um dos vestibulares mais concorridos e importantes do país: o vestibular da USP (Universidade de São Paulo). A fundação foi criada justamente pela universidade, no dia 20 de abril de 1976.

A Fuvest já foi criada com a missão de conduzir, organizar e realizar o vestibular anual da USP, seguindo todas as diretrizes e determinações do Conselho de Graduação da Universidade. A fundação é uma organização de direito privado, que atua sem fim lucrativo e que tem autonomia total em relação à USP. Dessa forma, a Fuvest tem liberdade financeira, administrativa e patrimonial.

Existem dois conselhos trabalhando dentro da Fuvest: a Diretoria-Executiva e o Conselho Curador. Alguns membros do conselho são definidos pelo reitor da Universidade de São Paulo. Ao todo, o conselho curador da Fuvest tem oito membros, com mandatos de quatro anos. Alguns destes curadores são professores da USP.

A Diretoria-Executiva da Fuvest é formada por um diretor executivo, um vice-diretor e um diretor financeiro, todos eles passam por eleição no Conselho Curador. Atualmente, o presidente do Conselho Curador da Fuvest é o Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes e o Diretor Executivo é o Prof. Dr. Renato Sanches Freire.

Fuvest

Como se inscrever nos vestibulares?

A Fundação Universitária para o Vestibular divulga anualmente o calendário do vestibular da USP, bem como a lista de obras literárias que o estudante deve conhecer, o regulamento e o manual do candidato.

Os vestibulandos que prestam as provas da Fuvest concorrem a vagas em diversos cursos de graduação. A concorrência é grande. Para 2019, a Fuvest organizou o vestibular para 8362 vagas na USP. A taxa de inscrição tem custo de R$ 170,00.

Para se inscrever, basta consultar o manual do candidato, conferir as datas e informações sobre as inscrições e clicar no link que está disponível no site app.fuvest.br. Em seguida, basta fazer o cadastro de novo usuário e preencher os campos solicitados, como CPF e RG. Também é necessário anexar uma foto do candidato.

Para as vagas disponíveis para o ano de 2019, os interessados podem se inscrever até o dia 14 de setembro de 2018. Uma novidade nessa edição do vestibular é que 40% das vagas ficaram destinadas a estudantes de escolas públicas.

A prova é realizada em duas fases. Na primeira fase, o teste tem duração de cinco horas e 90 questões. As avaliações são aplicadas em várias cidades do Estado de São Paulo.

Estima-se que, a cada ano, mais de 130 mil estudantes brasileiros se inscrevam para o vestibular da Fuvest, e alguns chegam a estudar mais de 14 horas por dia para conseguir entrar na USP.

O conteúdo das provas é feito por uma banca com professores selecionados, que ficam em absoluto sigilo durante a preparação das avaliações. As provas são muito exigentes e cobram muito conteúdo do Ensino Médio. Um dos cursos mais disputados é o de Medicina, que chega a ter a concorrência de 135 estudantes por vaga.

Leia também! Assuntos relevantes