ENEM e Vestibular

Quais são os vestibulares mais concorridos do Brasil?

Se você é um aluno dedicado, aplicado, que possui um sonho de ser um grande profissional, provavelmente você já deve estar acostumado com a possibilidade de ter muita concorrência no curso que você pretende escolher, certo?

Caso não, este texto está aqui para te mostrar quais são os vestibulares mais concorridos do país. É bom você ir torcendo para que o seu curso não esteja entre eles. Mas também tem o outro lado, se o seu curso estiver aqui, você irá se preparar mais e, assim que conseguir a sua tão sonhada vaga, verá que valeu a pena todo o sacrifício. E isso não tem preço.

Existem coisas que você só consegue ter uma noção quando as vive e ter aprovação nos vestibulares mais concorridos do Brasil certamente é uma delas. Está preparado para conhecer os cursos mais concorridos? Vamos a eles!

Antes de conhecer os cursos, que tal conhecer as faculdades que possuem as vagas mais disputadas do país? Observe-as abaixo:

Fuvest

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), possui o processo seletivo que seleciona os estudantes para ingressarem na Universidade de São Paulo (USP) e para o curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). 142 mil inscritos.

UFPA

A Universidade Estadual do Pará está presente em 16 municípios do estado do Pará. Oriunda da junção das faculdades estaduais do Pará, em 1993, desde 2003 vem trabalhando para que as condições de ensino aos estudantes sejam melhoradas, aumentando o quadro de professores, investindo na infraestrutura e aumentando o número de vagas oferecidas através dos seus processos seletivos. 107 mil inscritos.

Unesp

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) também sediada e mantida pelo governo do estado de São Paulo, está presente em 24 municípios paulistas, sendo que destes, 21 estão localizados no interior do estado, com os outros três localizados na cidade de São Paulo, em São Vicente e um no litoral paulista. 102 mil inscritos.

UERJ

Uma das principais universidades do país, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) iniciou a sua história em 1950, adotando o nome de universidade do Distrito Federal (UDF), que havia sido fundada em 1935, tendo sua extinção em 1939. Entre tantas diversas nomenclaturas, apenas em 1975 foi obter o seu nome original. Localizada em setes cidades no estado do Rio de Janeiro, a UERJ conta com mais de 20 mil, em seus 50 cursos de graduação. 92 mil inscritos.

UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro, também conhecida como Universidade do Brasil, foi a primeira instituição de ensino superior do país. Sendo conhecida nacionalmente e internacionalmente por possuir termos de fabricação de estudos e conhecimento científico, artístico e cultural. 80 mil inscritos.

Os vestibulares mais concorridos do país são:

• Medicina – Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP)
    266,2 candidatos por vaga.
  • Medicina – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
    221 candidatos por vaga
  • Medicina – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
    117,97 candidatos por vaga
  • Medicina – Universidade de São Paulo (USP)
    75,58 candidatos por vaga
  • Publicidade e Propaganda – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    58,7 candidatos por vaga.

Formandos, Universidade