Quais são os principais tecidos do corpo humano?

A palavra "tecido" refere-se a um grupo de células semelhantes e que possuem a mesma função em qualquer área do corpo. A união entre os tecidos do corpo humano é o que molda os diferentes órgãos.


Se olharmos para a base da estrutura física e a função desempenhada, dividimos os tecidos do corpo humano em 4 tipos:

  • Tecido epitelial
  • Tecido conjuntivo
  • Tecido muscular
  • Tecido nervoso


Tecido epitelial

É um tecido superior que cobre todos os órgãos e o corpo. Está dividido em duas classificações: epitélio estratificado e simples.

Leia: Tecidos Epiteliais

Tecido da Mão


Tecido conjuntivo

Um tecido que cria conexão entre outros tecidos. Neles encontramos o tecido reticular e o tecido adiposo.


Tecido Muscular

Esse tipo de tecido que dá a forma a músculos do corpo é dividido em 3 tipos: esquelético, cardíaco e liso.

O tecido do músculo esquelético é anexado ao esqueleto, especialmente em ossos longos. Eles são músculos voluntários, tendo que estar sob o controle de nossa própria vontade, ajudando no movimento de um lugar para outro.

O tecido muscular cardíaco , como o próprio nome sugere, está presente no coração. Assim como os músculos esqueléticos têm estrias, mas a diferença é que eles têm ramificações. Esse tipo de músculo possibilita que o coração bombeie o sangue.

Se falarmos de músculos lisos, devemos saber que eles têm uma estrutura que tem uma forma de cone. Eles são de grande ajuda quando se trata de contrair e relaxar órgãos como os pulmões, estômago e útero. Estes são involuntários por sua natureza e são controlados pelo cérebro.

Tecido muscular, Fibras musculares

Leia: Músculos Humanos

O tecido nervoso

Um tecido encontrado no cérebro e na medula espinhal. Tem dois tipos de tecido, a célula nervosa e a glia. Estas são as células nervosas de maior comprimento do corpo, que transmitem impulsos do cérebro para outras partes do corpo e vice-versa. O tecido funciona graças ao uso de substâncias químicas biomoleculares, que chamamos de neurotransmissores.

Quando há um tecido de ligação em torno dos neurônios, falamos sobre a neuroglia, que ajuda a proteger as células nervosas de danos. Ao contrário de outras células, elas não se multiplicam. Eles são formados durante o nascimento e sua duração se estende até a morte. Caso sofram algum dano, elas podem perder sua função permanentemente.

Leia: Tecido Nervoso


Veja também:

Leia também! Assuntos relevantes