Histologia

A histologia é a ciência que estuda os tecidos biológicos. Nesse campo analisamos desde a formação do tecido, até sua estrutura e funcionamento.

A histologia também se dedica ao estudo dos tecidos do corpo humano, que são estruturas formadas por grupos de células. Os avanços do conhecimento no campo da histologia tornaram-se promissores a partir da invenção do microscópio, que permitiu análises mais precisas sobre os tecidos.

O termo histologia vem do grego histos, que significa tecido. Basicamente, essa ciência estuda todas as facetas da formação, da estrutura e da função dos tecidos biológicos no organismo humano. São quatro tipos básicos de tecidos: o tecido epitelial, o tecido conjuntivo, o tecido muscular e o tecido nervoso.

Os tecidos são constituídos por grupos de células. Assim, trata-se de um organismo multicelular e especializado.

A estrutura dos tecidos e suas funções no organismo podem ser diferentes. Os tecidos dos vertebrados adultos são formados por diferentes tipos de folhetos germinativos: o endoderma, a ectoderma e a mesoderma. Vejamos:

tecidos biologicos, Histologia

Ectoderma: Epiderme e anexos cutâneos (pêlos e glândulas mucosas), Estruturas do sistema nervoso e Epitélio de revestimento das cavidades nasais, bucal e anal.

Mesoderma: Camada interna da pele (derme), Músculos lisos e esqueléticos, Sistema circulatório, Sistema esquelético e Sistema excretor e reprodutor.

Endoderma: Epitélio de revestimento e glândulas do trato digestivo, Sistema respiratório e Fígado e pâncreas.


História da Histologia

As pesquisas da histologia começaram no século XVI, com a invenção do primeiro microscópio rudimentar. O profissional que se dedica a essa área de pesquisa é o histologista.

A observação dos tecidos mostra que as estruturas são finas e bem definidas. Atualmente, os biólogos empregam alguns tipos de corantes para identificar partes das células, entre eles está o Azul de Metileno.


Conheça os principais tecidos estudados pela histologia:

Tecido Epitelial – Conta com ausência de espaço entre células. Ele protege o corpo contra microrganismos invasores. Está presente na epiderme, na córnea, nas glândulas e na superfície interna dos órgãos ocos (estômago, nariz, pulmão, útero, etc).

Tecido Conjuntivo – Conta com espaço entre as células. Ele une e separa os órgãos.

Tecido Muscular – Conta com células especializadas. Garante principalmente o movimento do corpo.

Tecido Nervoso – Conta com células nervosas (neurônios), que não se renovam.

Com os estudos da histologia, o homem foi capaz de conhecer profundamente todos os tecidos que formam o corpo humano, além de suas principais funções e relevância para o pleno funcionamento do organismo. Essa é uma ciência de fundamental importância para a sociedade moderna.

Histologia



Por

Compartilhe