Músculos Humanos

Os músculos desempenham diversas funções importantes no corpo humano, como, por exemplo, a função de garantir estabilidade ao esqueleto e a de contribuir para os movimentos. Ao todo, o corpo humano possui cerca de 639 músculos. Estes tecidos atuam na contração e distensão das células responsáveis pelos movimentos.

Saiba mais: Sistema Muscular

Em sua estrutura, os músculos são individualizados, ficam cruzados nas articulações e cada músculo conta com um nervo motor. Os tecidos são compostos por fibras.

As fibras musculares, um tipo específico de célula, são responsáveis pela realização dos movimentos, que acontecem através do controle efetuado pelo sistema nervoso. Assim, a energia que os músculos recebem pode ser transformada em energia mecânica.


Qual é a cor dos músculos?

Geralmente, nos livros de ciências ou de anatomia, além de pesquisas na internet, vemos os músculos na coloração avermelhada. Essa é a aparência real dos músculos e isso acontece por causa da mioglobina que está presente nas fibras musculares. A função da mioglobina é garantir a conservação de O2 vindo da circulação para ser usado no metabolismo.

Anatomia dos Músculos Humanos, Fibras


Nós temos muitos músculos no corpo?

Sim! Os músculos são muito importantes na formação corporal do ser humano, já que eles chegam a representar até 50% do nosso peso corporal.

Leia: Composição Corporal Humana


Como os músculos funcionam?

A contração dos músculos acontece a partir de impulsos elétricos que surgem no sistema nervoso central. Esse processo leva sódio ao músculo, e libera potássio, cálcio e moléculas proteicas, resultando na contração muscular.

Os músculos do corpo humano são classificados de acordo com as funções que desempenham no organismo.

Corpo Humano Músculos


Para que servem os músculos?

Os músculos são necessários para nossa movimentação corporal, como andar, por exemplo. As estruturas musculares também são essenciais para estabelecer nossas posições corporais. Os músculos esqueléticos são capazes de estabilizar as articulações do corpo e ainda auxiliam para que as posições corporais fiquem estáveis, como se manter sentado, por exemplo.

Os músculos lisos, em suas faixas anelares, podem se manter concentrados para que o conteúdo de um órgão do nosso corpo não possa ser expelido de forma irregular. Assim, os órgãos são regulados em seu volume com o suporte dos esfíncteres.

A contração dos tecidos musculares também é importante para a produção de calor, sendo que essa energia gerada pelos músculos é usada para que a temperatura do nosso corpo se mantenha estável e controlada.

Os músculos também têm a função de movimentar substâncias no interior do nosso corpo. Os músculos lisos, que fazem parte das paredes dos vasos de sangue, são importantes para regular o fluxo sanguíneo em sua intensidade. Outras funções dos músculos esqueléticos são movimentar urina, alimentos e gametas, além de criar fluxo de linfa. São os músculos que retornam o sangue em direção ao coração.


Confira as principais funções dos músculos:

1 – Movimento – O tecido muscular humano é responsável pelos movimentos. Os músculos esqueléticos trabalham em conjunto com ossos e articulações.

2 – Estabilidade – Os músculos esqueléticos trabalham na estabilização do corpo.

3 – Volume dos órgãos – Os músculos lisos atuam na regulação do volume dos órgãos, como o estômago e a bexiga.

4 – Produção de calor – A contração involuntária dos músculos esqueléticos produz calor para o corpo e ajuda a manter a temperatura do organismo.

5 – Preenchimento – Os músculos preenchem o corpo e lhe conferem uma forma externa.

6 – Conexão entre o Sistema Nervoso e os Ossos – Como partes ativas do aparelho locomotor, os músculos ligam o sistema nervoso aos ossos.

Todos os Músculos Humanos


Principais características dos músculos

Os principais músculos do corpo humano são classificados em músculos estriados, músculos lisos e músculos cardíacos. Estes músculos podem ser voluntários ou involuntários. Os músculos também são divididos de acordo com a localização no corpo, podendo ser superficiais ou profundos.

O homem tem músculos importantes na cabeça e no pescoço, no tórax e no abdômen e nos membros superiores e inferiores. Exemplos desses músculos são: Tríceps Sural, Peitoral, Bíceps, Oblíquo Externo, Oblíquo Interno, Adutores, Tibial, entre outros.

Tipos de músculos


Fibras no Músculo, Anatomia

Músculos Lisos

Estes músculos ficam nos vasos sanguíneos, ficam na região dos órgãos da cavidade abdominal e pélvica, e também estão presentes nas vias aéreas. São importantes para nossas ações involuntárias, que acontecem por meio do comando feito pelo sistema nervoso autônomo.


Músculos Estriados Esqueléticos

Estes músculos são controlados pela nossa vontade. Os nossos comandos geram a contração voluntária. Neles, podemos visualizar “estriações”, que são faixas de cores claras e escuras.


Músculo Estriado Cardíaco

Toda a arquitetura do coração é formada pelos músculos estriados. Trata-se de uma estrutura involuntária, que tem um ritmo próprio, que não depende do nosso controle.

Os músculos dos seres humanos são parecidos com os de outros animais, entre eles os bovinos e os macacos. Os bovinos, por exemplo, possuem grupos musculares muito importantes para a contração e realização de movimentos, entre outras funções.


Veja também: