Histogênese
Na biologia, dá-se o nome de histogênese ao processo que dá origem aos tecidos. Este fenômeno acontece com o embrião já em sua fase inicial de vida, quando as células começam a se aglomerar para dar origem ao processo de formação de tecidos do corpo humano.
Essa atividade acontece em diferentes fases, como a fase da gástrula, onde começa a formação dos folhetos embrionários básicos, por meio da diferenciação celular. Os grupos de células apresentam um grau de diferenciação.
Os tecidos começam a surgir assim que as células iniciam sua fase de especialização. Inicialmente, formam-se os tecidos e, depois, surgem os órgãos, em um outro processo, que recebe o nome de organogênese.
Entendendo o processo da histogênese
Basicamente, a histogênese configura o desenvolvimento dos tecidos embrionários em um organismo. As principais células envolvidas neste processo são as indiferenciadas, que constituem as três primeiras camadas germinativas do organismo, que são: a endoderme, a mesoderme e a ectoderme.
Confira as características de cada camada germinativa:
Ectoderma – Formação de pelos, unhas, cabelos, mucosas, tubo neural, hipófise, medula espinhal, entre outros.
Mesoderma – Formação da cavidade geral, pleura, pericárdio, derme, mesênquima.
Endoderma – Formação do tubo digestivo, glândulas anexas, mucosas.
Mais sobre a histogênese
A histogênese é estudada na ciência chamada de histologia, responsável por analisar todas as estruturas dos tecidos com o apoio de microscópios. A histogênese está envolvida na formação de diversos tecidos, como no tecido ósseo, por exemplo, no qual ocorre a ossificação.
O processo da histogênese também é conhecido como histogenia. Esse fenômeno de formação dos diversos tecidos embrionários do organismo é importante para compreender o desenvolvimento dos seres vivos.
A histogênese envolve a formação de variados tecidos. Um processo relevante é a constituição do tecido adiposo unilocular, que ocorre no embrião com células derivadas do mesenquima, os chamados lipoblastos.