Bolsa de Estudo

O que são bolsas de estudo?

Diversos estudantes têm o desejo de poder cursar o ensino superior, melhorando a sua vida profissional, exercendo a função que têm vocação ou que mais se identificam. Esses estudantes, muitas das vezes, não conseguem, por si só, bancar os seus estudos, justamente porque as mensalidades são extremamente caras e, mesmo com os descontos que algumas universidades oferecem, não são acessíveis a eles.

Com isso, para que os estudantes que desejam cursar uma faculdade, existem meios que facilitam esse acesso. Esses meios podem ser chamados de bolsas de estudo.

O que é bolsa de estudo?

Bolsa de estudo é um desconto que o aluno recebe no valor da mensalidade que é oferecido pelas instituições de ensino superior particular, podendo ela ser parcial ou total.

Não são apenas os alunos de ensino superior que são contemplados com as bolsas de estudo. Diversos outros, em níveis diferentes, também podem ter acesso aos descontos.

Quais são as bolsas de estudo existentes?

Como forma de ajudar os estudantes a conseguirem superar os seus obstáculos, as bolsas de estudos são:

Com a cara nos livros

FIES

Que é um empréstimo que o MEC oferece ao aluno de baixa renda para que ele consiga financiar a sua faculdade. Nesse programa, ele financia 50% da mensalidade e o aluno devolve esse valor em parcelas trimestrais, com um baixo valor, enquanto cursa, e, pós finalizá-lo, o aluno pagará o valor que era correspondente à parcela que pagava na mensalidade.

Saiba mais: Clique aqui

Bolsas Restituíveis

É um empréstimo, parecido com o FIES, só que quem oferece é a própria instituição. Esse valor pode ser diferente, podendo alcançar valores que variam de 20 a 100% do valor da mensalidade.

Geralmente, essas bolsas são oferecidas aos alunos que possuem o melhor rendimento e que atendam às expectativas da instituição.

Bolsas Filantrópicas

Essas bolsas são obrigatoriamente oferecidas pelas universidades, pois obedecem à lei. O processo de seleção varia de acordo com as normas internas da instituição, mas o aluno não tem a necessidade de devolver o valor do curso.

Bolsas Estaduais

Alguns estados do Brasil oferecem bolsas para os alunos que desejam cursar o ensino superior nas faculdades privadas. As bolsas variam de acordo com o programa de cada estado e as inscrições geralmente acontecem no começo de cada semestre.

Bolsa Empresa

Algumas empresas concedem um determinado valor aos funcionários que estudam e precisam de auxílio para continuar. Essas empresas acreditam nesses funcionários e fazem isso, justamente porque terão uma mão-de-obra qualificada.

ProUni

É o programa que oferece bolsas de estudos para todos, de forma integral ou parcial. As bolsas são distribuídas de acordo com a renda familiar do aluno.

Saiba mais: Clique aqui

Formandos

Bolsas de estudos no exterior

A Fundação Capes é mantida pelo Ministério da Educação e funciona como uma fundação. Ela tem o objetivo de expandir o ensino em nível de pós-graduação e o incentivo à pesquisa.

O programa oferece diversas bolsas de estudo no exterior, e os valores a serem pagos variam de acordo com a legislação.

Já o CNPQ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico é uma agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Diferentes de outros programas, o seu foco é formar profissionais para atuarem em áreas estratégicas do governo, com ênfase na pesquisa tecnológica e científica.