Bolsa de Estudo

Como conseguir bolsa de estudo para faculdades Brasileiras?

Já imaginou você poder cursar a sua tão sonhada faculdade com uma bolsa de estudos onde não precisa investir muito, ou melhor, absolutamente nada para ter a sua graduação?

Esse é o sonho da maioria, se não da totalidade, dos alunos que ingressam em faculdades privadas. E, o que muitos não sabem, é que não é tão difícil conseguir bolsas de estudos para as faculdades brasileiras. Claro, o aluno deverá, como principal, mostrar vontade para que isso aconteça.

Tendo essa vontade, ele deverá ir atrás das oportunidades, dos lugares onde poderá conseguir essa bolsa. E onde estão esses lugares? Como conseguir essas bolsas?? Calma! Fique por aqui que todas essas dúvidas serão tiradas!

Onde pedir bolsa de estudo?

Existem diversas faculdades autorizadas pelo MEC que oferecem diversas bolsas de estudo. Uma dica que este texto dá para você é que, antes mesmo de você fazer a matrícula numa determinada faculdade, veja se ela tem a autorização e o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Isso é importantíssimo, pois, somente assim, você conseguirá ter um diploma com validade no mercado.

Assim sendo, algumas faculdades que oferecem bolsas de estudos são:

• Centro Educacional Anhanguera;
  • Universidade Estácio de Sá;
  • Universidade Norte do Paraná (UNOPAR);
  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL);
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID);
  • Universidade de Franca (UNIFRAN);
  • Faculdade Pitágoras – em Minas Gerais;
  • FMU – Faculdade à distância;
  • UNIFACS – Faculdade à distância localizada em Salvador, na Bahia;
  • UnP – Universidade à distância localizada em Natal, no Rio Grande do Norte.

Importante ressaltar que, além de participarem do ProUni, que é um programa que logo mais será falado sobre, essas faculdade acima citadas possuem as suas próprias formas de bolsas e descontos especiais. E caso não citamos acima a universidade que você pretende cursar, entre em contato com ela, possivelmente ela poderá ter algum programa de bolsas de estudo parcial ou total.

Chapéu de graduação da Universidade

Quais são as formas de conseguir bolsas de estudo?

Existem diversas formas para se conseguir uma bolsa de estudos para poder cursar em faculdades particulares, e essas bolsas dependerão muito de que tipo o aluno vai querer que elas sejam.

Assim sendo, os meios para se conseguir uma bolsa de estudos podem ser através de:

Bolsas institucionais

São as bolsas que são oferecidas pela própria instituição de ensino. Essas bolsas são oferecidas por alguma razão social ou simplesmente por mérito, como notas altas no ENEM. Antes de fazer a matrícula, verifique se na faculdade que deseja cursar existe algum tipo de benefício.

Programas Estaduais

Alguns estados possuem Secretarias de Educação que possuem programas de bolsas de estudo. Verifique junto ao estado onde você mora se ele também oferece um programa parecido com esse.

FIES

Um recurso utilizado por milhões de alunos que desejam ingressar na vida acadêmica, ele consiste em ser um empréstimo para que o estudante consiga pagar as mensalidades até que o seu curso termine. Esse empréstimo contém juros bem mais baixos que os do mercado e o aluno define como serão as prestações e a forma de pagamento.

Veja: O que é o FIES?

Prouni

É o maior programa para bolsistas do país, onde as bolsas de estudos oferecidas podem ser de até 100%. Porém, precisa ser preenchido alguns requisitos para que esse benefício possa ser utilizado pelo candidato, como ter estudado em escola pública, possuir baixa renda, entre outros.

Veja: O que é o ProUni?