Bolsa de Estudo

Como conseguir bolsa de estudo para intercâmbio?

Uma das grandes experiências na vida de um estudante é poder cursar a sua faculdade em outro país. As experiências vividas, compartilhadas e os ensinamentos adquiridos fazem com que o aluno tenha uma vantagem em relação aos outros candidatos numa futura vaga de emprego.

Uma vez que diversos alunos sonham com essa possibilidade, alguns não sabem dessa possibilidade, apenas têm a vontade, mas não sabem como fazer para poder conseguir uma bolsa de estudo para estudar em outro país.

E é exatamente este o intuito que este texto quer apresentar: como e o que o aluno tem que fazer para conseguir uma bolsa de estuda para intercâmbio.

Se você é um desses alunos que desejam viver experiências em outros países, fique por aqui que você saberá todos os caminhos para ter acesso a tão sonhada bolsa de estudos.

Quem fornece bolsa de estudos para intercâmbio?

Existem diversas universidades de diferentes países que oferecem bolsas de estudos para alunos de todos os lugares do mundo. São muitas instituições de ensino que dão essa oportunidade para as pessoas que desejam fazer intercâmbio.

E o que é mais legal, as bolsas de estudos que são oferecidas são para todos os níveis de ensino: ensino médio, graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado. Países como China, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Inglaterra, Portugal e diversos outros, fazem parte deste seleto time.

Enfiado nos livros, estudando muito

Se você tem interesse em saber quais são e de onde essas instituições são, observe a relação abaixo:

Bolsas Ibero-americanas – essas bolsas contemplam 1060 alunos, com bolsas que chegam até a 3.300,00 euros cada. Esse curso pode ter duração de até um semestre em qualquer uma das faculdades conveniadas dos países participantes, que são: Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México, Uruguai, Peru, Porto Rico e Portugal.

Bolsa Luso-Brasileiras – essa bolsa é dedicada exclusivamente aos alunos que querem fazer a graduação em universidades públicas. Geralmente, cerca de 170 alunos são contemplados com bolsas de estudos que chegam até a 3.300,00 euros, para um curso de até um semestre em Portugal.

Ciência sem Fronteiras – Para se inscrever, é preciso ficar atento quanto às informações que são lançadas no próprio site do programa. Trata-se de uma iniciativa do governo federal que tem o objetivo de promover o intercâmbio para alunos de graduação e pós-graduação em diferentes países, a fim de que possam manter o contato com os sistemas educacionais. Site oficial do Ciência sem Fronteiras, Clique Aqui.

Veja: Como estudar fora do país através de programas do governo?

8 Mentiras sobre Intercâmbio

Qual país escolher? Assista:

Como fazer intercâmbio de graça. Veja:

Fundação Estudar – as pessoas que querem participar através do programa de bolsas através da Fundação Estudar devem ter entre 16 e 34 anos de idade, ter o espírito de liderança e que esteja sempre buscando causar um impacto positivo à realidade nacional.

Para esse tipo de bolsa, existem quatro tipos de categorias que podem ser elegíveis: graduação no Brasil, graduação fora do país, pós-graduação no exterior, podendo ser mestrado, doutorado ou pós-doutorado, e intercâmbio acadêmico ou duplo-diploma no exterior durante a graduação.

Para saber todas as informações, como data para as inscrições e os requisitos para poder participar, basta acessar o site da fundação, clicando aqui.