ENEM e Vestibular

Quais são as melhores faculdades federais do Brasil?

Confira quais são as 10 melhores universidades federais do Brasil e quais são os seus melhores cursos.

O sonho da maioria das pessoas, quando estão prestes a fazer o vestibular, é que possam obter uma boa nota para que consigam classificação para uma universidade federal. Qualquer aluno escolherá, se puder, uma universidade federal para ter a formação na sua área desejada.

E não há nada mais certo do que escolher a melhor opção para ser responsável pela sua formação acadêmica. Isso pode ser afirmado ao ser colocado em prática, numa futura entrevista de emprego, o peso que dois currículos, um com formação em faculdade federal, outro com formação particular, terão.

Evidente que isso signifique que, as pessoas que fizeram faculdade particular, não terão oportunidades, não. Todas terão oportunidades. Mas é fato e sabido por todos que uma faculdade federal dá um peso maior ao currículo.

Diante disso, a melhor opção dos alunos, ao concorrerem para vagas de faculdades, é escolher uma universidade federal. Dessa forma, este texto quer mostrar as 10 melhor faculdades federais do Brasil.

Como uma faculdade pode ser apontada como melhor do país?

Formandos da Universidade

Para responder essa pergunta, não basta apenas se basear em respostas dos alunos, ou como os professores acham que a faculdade é. Acontece que, para ter um ranking das melhores universidades federais do país, é feito todo um estudo, onde são levadas em contas as notas dos cursos de graduação, de mestrado e de doutorado.

Esse estudo é calculado pelo Ministério de Educação e Cultura, MEC, que leva em conta a média dos CPC dos cursos avaliados nos últimos três anos, ponderada pelo número de matrículas em cada um deles, a média dos conceitos de avaliação CAPES dos programas de pós-graduação stricto sensu na última avaliação também trienal e ponderada pelos números de matrículas nos programas.

Além desses fatores, levam-se em conta também o cálculo feito pelo IGC, Índice Geral de Cursos, a distribuição de estudantes entre cursos de graduação e pós-graduação (quando há programas stricto sensu).

Quais são as 10 melhores faculdades do país?

As 10 melhores universidades federais do Brasil são:

• 1 – Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR);
  • 2 – Universidade Federal de Viçosa (UFV);
  • 3 – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • 4 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  • 5 – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
  • 6 – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • 7 – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP);
  • 8 – Universidade Federal de Lavras (UFLA);
  • 9 – Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC);
  • 10 – Universidade Federal do Paraná (UFPR);

E os seus melhores cursos são:

• Universidade Federal de São Carlos – Fisioterapia;
  • Universidade Federal de Viçosa – Medicina;
  • Universidade Federal de Minas Gerais – Direito;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Medicina;
  • Universidade Federal de Santa Catarina – Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção;
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro – Medicina;
  • Universidade Federal de São Paulo – Administração;
  • Universidade Federal de Lavras – Agronomia;
  • Fundação Universidade Federal do ABC – Física e Ciência da Computação;
  • Universidade Federal do Paraná – Agronomia.

Essas são as universidades federais conceituadas como as melhores do país.