Folclore Brasileiro

A palavra Folclore significa “saber popular”. No caso do folclore brasileiro, temos várias manifestações, tradições, lendas e crenças baseadas na sabedoria popular e que tornam a cultura do país muito rica.

O folclore do país também conta com manifestações artísticas, como danças, festas populares e cantigas.

As lendas do folclore brasileiro misturam fatos reais e elementos fantasiosos. Essas histórias são transmitidas oralmente ao longo do tempo.

O Folclore Brasileiro e suas Lendas Folclóricas

As principais lendas são:

  • Saci
  • Iara
  • Curupira
  • Boto cor de rosa
  • Bumba Meu Boi
  • Boitatá
  • Lobisomem
  • Corpo Seco
  • Mula-sem-cabeça

Personagens das Lendas do Folclore do Brasil

Entre as danças folclóricas temos: o Carimbo, a Chula, o Moçambique, a Catira, a Congada, entre outras...

Saiba mais: Danças Folclóricas Brasileiras, Festa Junina, História do Forró Brasileiro

As cantigas infantis, as brincadeiras, como amarelinha e roda, e as quadrilhas também são elementos folclóricos importantes no Brasil.


O folclore brasileiro também é rico em superstições. Conheça algumas delas:

  • Ficar com espelho ou qualquer objeto quebrado dentro de casa dá má sorte;
  • Não deixar sapato virado, pois significa morte na família;
  • Colocar a vassoura atrás da porta espanta a visita indesejada.


Resumo das principais lendas do folclore brasileiro:

Lendas Brasileiras

Boitatá – É uma cobra de fogo que protege as matas. O Boitatá persegue e mata àqueles que prejudicam a natureza. É um mito de origem indígena.
Saiba mais: Boitatá, a Cobra de fogo

Boto Cor de Rosa – É uma lenda da região amazônica. Trata-se de um homem jovem, bonito e charmoso que encanta as mulheres em bailes e festas, as leva para a beira de um rio e as engravida. Depois disso, ele vira boto e mergulha nas águas do rio.
Saiba mais: A lenda do Boto-cor-de-rosa

Curupira – Também é um ser protetor da floresta. É representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás.
Saiba mais: A Lenda do Caipora ou Curupira

Lobisomem – É a lenda de um homem que foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e passou a se transformar em lobo. Somente um tiro de bala de prata em seu coração pode matá-lo.

Mãe-D água (Iara) – É uma bela mulher, metade humana e metade de peixe. Com seu canto atraente, ela encanta os homens e os leva para o fundo das águas.
Saiba mais: A Iara

Mula-sem-cabeça – É uma lenda do interior do país. Uma mulher teve um romance com um padre e como castigo passa a se transformar numa mula sem cabeça que solta fogo pelas narinas.
Saiba mais: Mula-sem-cabeça, a mulher do padre

Saci-Pererê – É um menino negro que tem apenas uma perna e fuma um cachimbo. Ele tem poderes mágicos e vive aprontando.
Saiba mais: A Lenda do Saci

Lendas de Algumas Regiões do Brasil

Veja também: Lendas e Parlendas do Folclore

Folclore Brasileiro

No Brasil, o dia do folclore é comemorado em 22 de Agosto. [ 22 de Agosto, Dia do Folclore ]


Comidas Típicas do Folclore Brasileiro

O folclore brasileiro é cheio de lendas, festas e superstições, porém em cada região existe uma crença diferente.

Cada região do Brasil mostra suas próprias característica folclóricas com o seus gostos e costumes. Uma das características do nosso folclore são as comidas típicas que cada região apresenta.

Apesar de o nosso folclore ser bem conhecido pelas suas brincadeiras, artesanatos e lendas, as comidas típicas não são tão conhecidas pelas pessoas.
Alguns pratos típicos do folclore brasileiro são bem consumidos pelas famílias brasileiras e faz muito sucesso pelo país, como o bolo de fubá, por exemplo, e muitas pessoas nem sabem disso.


Quais são as comidas típicas de cada região do folclore brasileiro?

Região Sudeste

A região sudeste do Brasil apresenta várias comidas típicas deliciosas, porém mais leves comparadas a outras regiões do país.

A cidade de São Paulo tem dois pratos folclóricos famosos: o virado à paulista e o leitão a pururuca.

Outros pratos bem populares no Brasil e que pertence ao folclore da região sudeste são o tutu de feijão, a canjica e a feijoada.

Como a região sudeste é bem grande, é normal ter muitas comidas típicas do folclore brasileiro espalhadas por aí, como o frango recheado, a pamonha e o feijão gordo.


Região Sul

O friozinho do sul também apresenta várias comidas típicas do folclore brasileiro. Uma comida folclórica bem exótica e famosa na região é o culhão de touro cozido.

E é claro que o melhor churrasco do Brasil não poderia ficar de fora das comidas folclóricas. Todos os brasileiros sabem fazer um churrasco, mas o churrasco gaúcho é imbatível.

Além do churrasco, também faz parte das comidas típicas da região sul do Brasil o pinhão assado, o boi ou porco no rolete, o carneiro no buraco, o bolo de pinhão com chimarrão e o charque de inhame.


Região Centro-Oeste

A região centro-oeste tem uma lista de comidas típicas do folclore brasileiro que vai desde um prato tradicional até os mais exóticos.

O arroz com piqui e a galinhada faz parte dos pratos folclóricos dessa região. Também temos o peixe pintado na brasa, a canjiquinha com queijo, a passarinhada e o porco de lata com mandioca ou tereré. Para os mais exóticos, temos a farofa de jacaré.


Região Norte

Um dos pratos típicos da região norte é a moqueca de pirarucu. Falando em peixes, também temos o famoso peixe assado que só o pessoal do norte do Brasil sabe fazer.

Também temos os seguintes pratos do folclore brasileiro que pertence a região norte: o pato ao tucupi, a sopa de turu, o bicho de coco assado, o beiju, a sopa de tartaruga e a tartaruga com mandioca.


Região Nordeste

As comidas típicas do folclore brasileiro do nordeste Brasileiro são bem diferentes e gostosas. O vatapá ou acarajé é o prato mais conhecido no país e faz parte da comida folclórica dessa região.

Também temos o caruru ou sarapatel e a moqueca de surubim que são pratos bem típicos de lá.

Além disso, temos na lista das comidas típicas do folclore brasileiro do nordeste o bobó de camarão, a farinha com caldo de rapadura e o manguzá ou munguzá.


Mais informações sobre o Folclore Brasileiro: