Festa Junina

O que é a Festa Junina?

As festas juninas brasileiras recebem este nome porque acontecem no mês de junho. A celebração é uma tradição que veio de países europeus.

As festas juninas, são consideradas uma celebração religiosa e têm forte influência cristã, foram trazidas para o Brasil pelos portugueses. Normalmente, seu início ocorre no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, e possuem seu encerramento no dia 29 de junho, caracterizado como o dia de São Pedro. Um outro santo muito popular nessa época, é São João.

As comemorações acontecem no país todo, com destaque para a região nordeste, com as festas de Santo Antônio de Jesus, as festas de São João, São Pedro e São Paulo.

Comemorações semelhantes às festas juninas brasileiras são realizadas também em países como Dinamarca, Estónia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega, Suécia, França, Itália, Malta, Portugal, Espanha e Ucrânia.

No Brasil, os principais símbolos das festas juninas são a fogueira, as bandeirinhas, os balões e os fogos de artifício. Uma curiosidade é que os fogos de artifício, segundo a tradição popular, servem para despertar São João Batista.

fogueiras de são joão

A quadrilha é a dança típica das festas juninas brasileiras. Trata-se de uma dança de salão francesa para pares, que veio para o Brasil seguindo o interesse da classe média e da elite do século XIX. Hoje, a quadrilha é uma dança extremamente popular, que conta com forte influência do folclore Brasileiro.

As festas juninas brasileiras são divididas em dois tipos: as festas da Região Nordeste e as festas do Brasil caipira, que acontecem nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás.

As comidas típicas variam de uma região para a outra. Mas, de uma maneira geral, as festas juninas têm doces tradicionais, como pé-de-moleque, arroz doce, canjica, bolos de milho, bebidas como quentão e vinho quente, e comidas como o cuscuz. Veja abaixo todas as informações sobre as comemorações da festa junina:

Índice

  1. O que é a Festa Junina?
  2. Quais são as origens da Festa Junina?
  3. Quais são as comidas e as bebidas típicas da Festa Junina?
  4. Artigos de Decoração para Festa Junina
  5. Qual é a principal Dança na Festa Junina?
  6. Brincadeiras mais Famosas da Festa Junina


Quais são as origens da Festa Junina?


Quadrilha da Festa Junina, danca

A festa junina, foi originada através da cultura pagã. No período anterior a Idade Média, as celebrações tinham como intuito realizar o anúncio do solstício de verão e inverno, tendo como homenagem principal os deuses da fertilidade e da natureza.

Por ter se tornado muito popular e alcançado muitos adeptos, a Igreja aderiu a ideia da festa, implementando figuras e membros religiosos.

Durante o período colonial, a festa junina foi apresentada para os brasileiros, por imigrantes portugueses. Entretanto, devido ao contato com os mais variados povos, a festa junina adquiriu sua cultura em cada região, tornando-se diferente em alguns aspectos.

A região nordeste, é considerada o melhor local para se frequentar uma festa junina, tendo como atração principal a cidade de Campina Grande, localizada na Paraíba.


Quais são as comidas e as bebidas típicas da Festa Junina?

Nas festas juninas, existem as comidas mais tradicionais, que fazem com que essa celebração seja ainda mais gostosa. Entretanto, devemos destacar que de acordo com as regiões, a culinária pode ser diferente.

Os principais ingredientes utilizados no preparo das receitas, são: milho, arroz, coco, amendoim e maçã.

Abaixo, iremos listar as principais receitas, demonstrando a variedade na culinária cultural do Brasil.


1 - Cuscuz

O cuscuz pode ser feito através do milho da pipoca, ou até mesmo da tapioca. Esse prato, não é ingerido apenas nas festas juninas, mas também nas regiões nordestinas durante o cotidiano.
Os paulistas fizeram uma releitura desse prato, dando o nome de cuscuz paulista.

2 - Pamonha

A pamonha é feita com o milho verde, sendo muito rica em carboidratos. Pode ser consumida doce ou salgada, e em muitas receitas, temperos como pimentas são inseridos. Já na versão doce, o queijo torna o alimento ainda mais saboroso, estando derretido em seu interior.

3 - Pé de moleque

O pé de moleque surgiu, inicialmente, em Minas Gerais. Diante sua grande popularidade entre os adeptos, foi se espalhando em todas as cinco regiões brasileiras. Na festa junina, esse doce ganha um super destaque, sendo feito com amendoim em pedaços, leite e calda de açúcar.

4 - Cocada

A cocada é um doce muito preparado no interior, levando como ingredientes ovo, leite de côco, côco ralado, açúcar e leite condensado. Possui algumas versões, dentre elas, a cocada branca e a cocada morena.

5 - Pipoca

A pipoca é um alimento gostoso e versátil, sendo preparado através de seu milho.
Nas festas juninas, essa receita pode ser consumida com sal, ou até mesmo com melaço.
Há alguns adeptos que colocam uma mistura de açúcar com canela, tornando a comida ainda mais saborosa.

Enfeite nas ruas, bandeiras da festa junina


Artigos de Decoração para Festa Junina

Nessa festa, a cultura caipira é exaltada, trazendo os pequenos e grandes detalhes da roça.
Os enfeites são diversos, e têm como objetivo deixar o ambiente alegre e festivo.

1 - Bandeirinhas


bandeirinhas de festa junina
Botao-Amazon

- As bandeirinhas ajudam na decoração, trazendo mais cor e vivacidade ao local.
- Podem ser feitas com papel colorido, e até mesmo com tecidos estilosos.
- Seus formatos podem ser mudados, sendo escolhidos de acordo com a vontade do decorador.
- Podem ser penduradas na parede, ou até mesmo nos saquinhos de pipoca.

2 - Balões


Baloes de festa junina
Botao-Amazon

Os balões podem ser apenas artigos decorativos. Mas, algumas pessoas colocam guloseimas dentro, para depois furá-los e os doces serem espalhados pelo chão.

3 - Lanternas decorativas


As lanternas decorativas podem ser uma espécie de decoração alternativa, dando um ar mais sofisticado ao ambiente. Entretanto, não são capazes de emitir luz, não sendo usada como artefato de iluminação, já que são feitas de papel.

4 - Espantalho


Espantalho de festa junina - Painel
Crédito da imagem: Magazine Luiza

Espantalho de festa junina, de palha
Crédito da imagem: Elo7

O espantalho é muito tradicional na festa junina, sendo feito de retalhos e estopas.
Ele é também uma atração para as crianças, ajudando na diversão e entretenimento.
Misture cores e diversos materiais, para deixá-lo ainda mais caipira.


Qual é a principal Dança na Festa Junina?

A quadrilha, é considerada um estilo de dança folclórica, que tornou-se muito popular entre os brasileiros. Devido ao fato de ser uma dança caipira, as roupas utilizadas e vocabulário proferido durante a celebração, são originalmente caipiras.

Mas, devemos destacar que a dança foi criada inicialmente, na Inglaterra, durante o século XVIII. Essa prática, era feita principalmente por membros da nobreza.
Dessa forma, foi disseminada para as demais localidades, chegando até Portugal.

Durante o período Colonial, os portugueses trouxeram essa prática para o Brasil, ganhando cada vez mais adeptos brasileiros.

Características mais Relevantes da Quadrilha:

Quadrilha, Pessoas dançando, Festa Junina

  • . A quadrilha é considerada uma dança coletiva, sendo comum a coreografia ser realizada aos pares. Seus passos são tradicionais, mas, podem ser modificados de acordo com o desejo do orador. O orador é aquele que conduz a dança, buscando organizar quem está participando, através de frases.
  • . As frases mais comuns de serem ditas pelos oradores, em sua maioria, são: "Olha a cobra! É mentira!", "O caminho da roça", "A ponte quebrou! Refaça a ponte".
  • . O noivo e a noiva são os personagens principais, já que o casamento é uma característica marcante da quadrilha. Acontece com o intuito de homenagear o Santo Antônio, sendo conhecido popularmente como santo casamenteiro. Para idealizar um casamento, não basta apenas os noivos. É indispensável a presença de um padre, um delegado, juiz e o pai da noiva.
  • . A roupa caipira deve ser extremamente colorida, com muitos adornos. Grande parte dos homens, fazem o uso do chapéu de palha, garantindo um visual ainda mais caipira. As mulheres fazem uma maquiagem com bolinhas na bochecha, vestidos coloridos e trancinhas no cabelo.
  • . A fogueira é um outro elemento que não pode faltar na festa junina. Por conta dos meses de junho e julho serem mais frios, a fogueira é capaz de aquecer os indivíduos que estão na celebração.
    Para os católicos, a fogueira possui um outro significado, que é relacionada ao aviso do nascimento de São João Batista.
  • . As músicas mais comuns são as de origem nordestina. Cantores como Luiz Gonzaga são os mais ouvidos durante essas festas. Mas, há um certo tempo, o sertanejo universitário vêm ganhando destaque nessas comemorações.


Brincadeiras mais Famosas da Festa Junina

Cabra cega


Os participantes da brincadeira deverão encontrar as outras pessoas através de sua voz ou sons emitidos.

Escravos de Jó


Essa brincadeira possui até mesmo uma versão cantada. Os praticantes irão se sentar, com caixas ou pedrinhas nas mãos, e a música vai começar: "escravos de Jó, jogavam caxangá, tira, põe, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zigue-zigué-zá…”.
Para acompanhar o jogo, basta seguir os sons, e aproveitar o momento de diversão.

Dança das cadeiras


Diversas cadeiras serão dispostas em um determinado ambiente, e uma música será colocada. Ao parar o som, as crianças deverão se sentar, e quem não conseguir realizar tal ação, deve sair do jogo.

Essas foram algumas das principais características da festa junina, que é muito esperada ao decorrer do ano.

Lembre-se: divirta-se, mas tome cuidado para não se lesionar.



Festa Junina

Por

Compartilhe