Conheça os principais gêneros musicais do Brasil

É possível separar os principais ritmos musicais tocados no Brasil por região, já que existem gêneros bem característicos ligados a cada localidade do país, com grande apelo cultural e características muito marcantes. Confira!

Região Nordeste

Maracatu

É um gênero musical que tem origens nos escravos e com fins religiosos, que nasceu em Pernambuco. O ritmo era dançado na festa de Nossa Senhora do Rosário. Com o tempo, o ritmo passou a ser usado para comemorar o carnaval, sendo um tipo musical marcado pelos tambores.

Frevo


frevo, dança

É um ritmo originalmente de brasileiros, com origem em Pernambuco. É um gênero musical formado por capoeira, marcha e maxixe. Criado no século 19, é um ritmo mais rápido, também famoso no carnaval. O Frevo é dançado de um jeito parecido com a capoeira, com trajes muito coloridos, com destaque para a sombrinha.

Axé

Um ritmo originário na Bahia, que surgiu em 1980, também muito tocado no carnaval e que é, no final das contas, uma mistura de reggae, frevo, forró, maracatu e calipso.


Região Norte

Congo / Congada

Um ritmo de origem africana, tocado principalmente nas comemorações de São Benedito, bem comum na época do natal. Mais do que apenas um ritmo, pode ser considerada uma manifestação cultural.

Carimbó

Um ritmo muito comum no estado do Pará. A dança é feita em pares, em fileiras de damas e homens, com muitos giros e palmas.


Sudeste

Bossa Nova

Um ritmo de origem brasileira que conquistou o mundo, muito tocado no Rio de Janeiro. As inspirações do ritmo foram o samba e o jazz. As letras falam muito da natureza e do lifestyle carioca. Surgiu em 1950, e é um ritmo muito popular.


Samba


Pandeiro, samba

Outro ritmo de origem africana, muito tocado no Rio de Janeiro, mas também famoso pelos compositores de São Paulo. É, provavelmente, a manifestação cultural mais popular do país. Surgiu no século de 19, na Bahia, no formato de samba de roda.


Pagode

É um ritmo conhecido por ser uma variação do samba, tocado em conjunto, com vários instrumentos de percussão e cordas, principalmente pandeiro e cavaquinho. É um gênero musical que fez muito sucesso no país.


Região Sul

Milonga

Um ritmo marcado pelo violão e que tem origem nos pampas gaúchos, região próxima à Argentina e ao Uruguai. As letras falam bastante da cultura da região e possuem palavras do dialeto local.


Vanera

Uma dança de origem cubana que se popularizou no Rio Grande do Sul, principalmente nas colônias italianas do estado. A presença do acordeon é bem marcante neste ritmo. É uma música que anima as festas, muito boa para dançar em par.


Região Centro-Oeste

Cururu

Uma dança feita em homenagem aos santos, que também se destaca por letras políticas e citações bíblicas.


Ritmos que fazem sucesso em todas as regiões

Sertanejo

O sertanejo é um ritmo muito popular em todo o Brasil, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. É marcado pelas violas e violões, pela execução em duplas e letras muito populares. Existem variações do sertanejo, como raiz e universitário. É um ritmo muito comum para abordar a cultura do campo e do caipira, estilo de vida de quem vive em sítios e fazendas.

Forró


Forró, Luiz Gonzaga

É um ritmo de origem nordestina que conquistou o Brasil inteiro. Existem variações do forró, como é o caso do forró pé de serra, forró universitário e o forró de raiz, como o de Luiz Gonzaga. Destacam-se no ritmo os instrumentos triângulo e sanfona.


Temas relacionados: