Região Centro-Oeste do Brasil

A Região Centro-Oeste do Brasil é um dos lugares mais importantes da nossa federação, onde está localizada Brasília, a capital do país. Lá, os três poderes, que são o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, discutem temas pertinentes e tomam decisões que afetam a vida de todos os brasileiros.

Por ser a capital federal, muitos trabalhadores são funcionários públicos. A Região Centro-Oeste do Brasil tem cerca de 16 milhões de habitantes. A área é de cerca de 1612 km².


Quais são os Estados da Região Centro-Oeste do Brasil?

  • Distrito Federal – Capital Brasília
  • Mato Grosso do Sul – Capital Campo Grande
  • Mato Grosso – Capital Cuiabá
  • Goiás – Capital Goiânia

Mapa da Região Centro-Oeste do Brasil


Qual é o clima da Região Centro-Oeste do Brasil?

A predominância na Região Centro-Oeste do Brasil é do clima chamado de Tropical de Altitude. A temperatura máxima costuma ser de 25°C, e as mínimas não costumam passar de 20°C, com muita umidade no verão e longas secas no inverno.


Qual é a vegetação da Região Centro-Oeste do Brasil?

A Região Centro-Oeste do Brasil também é conhecida como a “savana” do Brasil, por causa da vegetação típica de árvores de médio porte, com raízes longas e galhos tortos. Também existem muitos arbustos e gramíneas, formando o Cerrado.

O Pantanal fica na Região Centro Oeste do Brasil, tem uma linda vegetação, em uma área inundada e com umidade elevada.


Como é a agricultura na Região Centro-Oeste do Brasil?

A agricultura é essencial para a economia da Região Centro-Oeste do Brasil, onde estão grandes latifúndios brasileiros e produtores em larga escala de trigo, milho e soja.

A Região Centro-Oeste do Brasil concentra a maior população bovina do país. A seca desfavorece a produção agrícola na região, mas os produtores utilizam cada vez mais a tecnologia de ponta para trabalhar com a agricultura, investindo em produtos transgênicos e regulando a acidez do solo para permitir as culturas agrícolas.

A Região Centro-Oeste do Brasil tem diversos problemas ambientais devido à agropecuária, principalmente com a devastação do cerrado para fazer pasto para o gado, o que pode causar a criação de um imenso deserto no Brasil, com um solo pobre e com erosão.


Como é a economia na Região Centro-Oeste do Brasil?

Além da agropecuária, a Região Centro-Oeste do Brasil tem um turismo muito forte, principalmente de pessoas interessadas na natureza, com destaque para alguns lugares, tais como:

  • Bonito;
  • Chapada dos Veadeiros;
  • Pantanal;
  • Chapada dos Guimarães;
  • Pirenópolis;
  • Entre outros.

Muitos turistas também vão para Brasília, para conhecer o Distrito Federal.


Costumes e comidas típicas

A Região Centro-Oeste do Brasil tem uma cultura muito rica, com folia de reis, cavalhada e fogaréu. A música sertaneja, além de sua dança, espalhou-se por todo o Brasil. Outras danças típicas são o cururu e o siriri.

O pintado é um peixe muito apreciado na região e serve de base para muitas receitas, como a mojica. Outros pratos tradicionais são bolo de arroz, caribeu, sopa paraguaia e pequi.


Veja também: Mapa do Brasil