Região Sudeste do Brasil

A Região Sudeste tem cerca de 87 milhões de habitantes, é a região mais povoada do Brasil, tem uma área pouco maior que 924 mil km², sendo uma área formada por uma cultura muito rica e com grande poder econômico e político no país. Saiba mais!


Quais são os Estados da Região Sudeste do Brasil?

A Região Sudeste do Brasil é formada pelos seguintes Estados e suas respectivas capitais:

  • Minas Gerais – Capital Belo Horizonte
  • Rio de Janeiro – Capital Rio de Janeiro
  • São Paulo – Capital São Paulo
  • Espírito Santo – Capital Vitória

Localização da Região Sudeste do Brasil


Qual é o clima da Região Sudeste do Brasil?

O clima predominante da Região Sudeste do Brasil é Tropical. O trópico de Capricórnio passa pelo Estado de São Paulo. No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o clima tropical úmido é predominante, devido às áreas litorâneas.


Qual é a vegetação da Região Sudeste do Brasil?

A Mata Atlântica é predominante na Região Sudeste do Brasil. A umidade intensa nas áreas litorâneas favorece a vegetação tropical, porém grande parte desta mata nativa foi devastada, e restam algumas áreas de preservação, em espaços controlados pelas autoridades.

A fauna e a flora da Mata Atlântica são reconhecidas pela sua diversidade. O cerrado também é um tipo de vegetação que pode ser encontrado em parte de Minas Gerais, com aparência de vegetação mais seca, por causa da falta de chuvas temporárias na região.


Agricultura

Historicamente, a agricultura da Região Sudeste do Brasil foi cafeicultora. Também merecem destaque as produções de cana-de-açúcar e laranja. A produção de eucalipto e de leite também é muito forte na região Sudeste.


Economia

A economia da Região Sudeste do Brasil é industrializada, com as maiores montadoras de veículos do país. A região também tem fortes empresas da siderurgia, empresas multinacionais, mercado de capitais, bancos, entre outras instituições.

Mais de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil estão na Região Sudeste. Na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, encontra-se a maior parte do petróleo extraído em território nacional.

Veja: O comércio do sudeste

Costumes e comidas típicas

A cultura caipira é muito forte na Região Sudeste do Brasil. As danças e ritmos mais populares são samba, quadrilha, fandango, congada, ciranda e folia de reis.

O folclore também é muito criativo, com a mula sem cabeça, o lobisomem e o famoso saci. A comida típica é deliciosa, com destaque para os queijos e doces de Minas Gerais, a feijoada toda quarta-feira e sábado em São Paulo, além da pamonha, tutu de feijão, linguiça e a torta capixaba. São várias opções de pratos para conhecer.

Na Região Sudeste do Brasil está o maior carnaval brasileiro, com desfiles de escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A basílica católica de Nossa Senhora Aparecida também é um reduto religioso tradicional e importante no sudeste.

A cultura na Região Sudeste do Brasil ainda tem muitas festas juninas, onde as pessoas podem ir vestidas de caipira! As manifestações culturais são sempre alegres e festivas.

Veja também:

Mapa do Brasil

Fatos Históricos da Região Sudeste do Brasil