Danças Folclóricas

As danças folclóricas do Brasil fazem parte da manifestação cultural da sociedade. O nosso folclore é composto por tradições, com diversas danças, brincadeiras, jogos, festas, músicas, lendas, entre outras manifestações populares.

Nas danças folclóricas brasileiras, que são fáceis de aprender e das quais todo mundo pode participar em lugares públicos, como ruas e praças, é normal utilizar um figurino característico e algum tipo de cenário.


Danças folclóricas brasileiras


Quadrilha


Quadrilha

Nas festas juninas, dançar quadrilha é tradicional e as mais conhecidas são Pula Fogueira e Capelinha de Melão. A dança é marcada por pontos e frases conhecidas. Os casais, que são dançarinos, vestem-se a caráter com roupas de caipira.

A história da quadrilha está diretamente ligada com a cultura caipira. O figurino ainda se destaca pela camisa xadrez, chapéu de palha e vestido xadrez. Todos realizam uma coreografia especial, com diversos movimentos animados. Faz parte desta dança e da festa junina a comemoração dos dias de Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho).


Samba de Roda


Samba de Roda

A união cultural afro-brasileira influenciou bastante este estilo musical originário da Bahia, no século 19. É muito tradicional e uma das bases do samba. A dança é animada, graças à influência africana, com passos marcados por cantoria e muitas palmas. Vários instrumentos folclóricos são usados no estilo, como atabaque, chocalho, berimbau e pandeiro. Também há instrumento de corda, como a viola.


Frevo


Frevo

Um ritmo e uma dança folclóricos típicos de Pernambuco, sem letra. Possui uma melodia muito característica e fácil de ser reconhecida, bastante acelerada e com coreografia bem marcada. Na coreografia, é possível notar que os dançarinos usam guarda-chuvinhas e que os trajes e acessórios são bastante coloridos. O frevo surgiu nas ruas do Recife, perto do século 19 e, atualmente, também é muito comum no carnaval.


Maracatu


Maracatu

O maracatu também é um ritmo com dança bem típica e bastante eclética, que une elementos culturais dos índios, europeus e africanos. O maracatu sofreu bastante influência da religião e da sociedade, já que a sua coreografia representa a sociedade do século 18, quando surgiu, com encenação de rei, rainha, duques e duquesas. Os instrumentos típicos, como caixas, tambores e ganzás seguem para acompanhar o cortejo.


Baião


Baião

Originário do século 19, o baião é um ritmo marcado pelo acordeom, triângulo, viola e flauta doce. A dança é típica do nordeste brasileiro. A coreografia acontece com pares de homens e mulheres, com passos que lembram bastante o forró, com muita animação.


Catira


Catira

Um ritmo dançado com passos marcados, palmas e batidas dos pés, bastante antigo, que teria sido espalhado pelos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Paraná e Goiás pelos peões bandeirantes. Normalmente, apenas 2 músicos tocam viola.


Veja também:

O que é Folclore?

Folclore Brasileiro

Danças Típicas do Acre

Nomes de grupos de dança

Todos os tipos de dança

Leia também! Assuntos relevantes