Linguagem e Língua

A língua e a linguagem são importantes componentes da comunicação. Estes dois termos têm conceitos distintos, mas contribuem igualmente para a capacidade de expressão da espécie humana.

A linguagem é compreendida como a habilidade que as pessoas possuem de produzir, interpretar, compreender e expressar a língua e outras manifestações que comunicam algo, como as artes, o desenho, a pintura, a dança, a arquitetura, a música, entre outras expressões.

A língua, por sua vez, compreende todo o conjunto de sons, gestos e expressões que formam a base da comunicação. A língua existe em todas as sociedades e conta com sistemas e códigos próprios. Ela pode ser oral e também gestual, como no caso das pessoas surdas-mudas, que utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras).


Características importantes da língua e da linguagem


Comunicação: Linguagem e Língua

A linguagem é uma habilidade exclusiva dos seres humanos. Ela é usada para expressar algo, como um sentimento, uma informação, um desejo, uma opinião, entre outras coisas.

Mulheres conversando

Basicamente, a linguagem é classificada entre verbal e não verbal. A linguagem verbal é aquela baseada na escrita ou na oralidade. Enquanto isso, a linguagem não verbal é aquela que se manifesta em símbolos, desenhos, expressões faciais, gestos, danças, entre outras formas.

Em relação à língua, é possível afirmar que ela é uma manifestação coletiva, baseada em um código. A língua também é chamada de idioma. Ela é composta por regras. Algumas línguas existentes são o inglês, o português, o italiano, o francês, o alemão, o chinês, o japonês, entre outras.

Olá em vários idiomas

A língua tem uma importância social e conta com normas que precisam ser obedecidas e respeitadas para que a comunicação seja eficiente e clara, sem ruídos que possam comprometer o entendimento da mensagem.

Em suma, a linguagem é uma habilidade universal e natural dos seres humanos para se comunicarem por meio de sons, gestos, imagens, expressões, palavras escritas e faladas; e a língua é o grupo de sinais, códigos, regras gramaticais, vocabulário e outros requisitos próprios dos idiomas. A linguagem pode ser abstrata, mas a língua é concreta e específica em cada sociedade ou país.


Tríade da comunicação


Pessoa de boca aberta

É importante ressaltar que, além da língua e da linguagem, a tríade da comunicação humana também é formada pela fala, que é a representação da linguagem oral, baseada nas palavras, na diversidade da língua, na personalidade de cada pessoa e em sua bagagem sociocultural.

Leia também: