Linguagem e Língua

Linguagem:

Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.

-Linguagem verbal: é aquela que tem por unidade a palavra.

-Linguagem não verbal: tem outros tipos de unidade, como gestos, o movimento, a imagem e etc.

-Linguagem mista: como as histórias em quadrinhos, o cinema e a tv que utilizam a imagem e a palavra.


Língua:

É o tipo de código formado por palavras e leis combinatórias por meio do qual as pessoas se comunicam e interagem entre si.

Variedades lingüísticas:
São as variações que uma língua apresenta, de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada.

-Norma culta: é a língua padrão, a variedade lingüística de maior prestígio social.

-Norma popular: são todas as variedades lingüísticas diferentes da língua padrão.


Dialetos:

São variedades originadas das diferenças de região, de idade, de sexo, de classes ou de grupos sociais e da própria evolução histórica da língua(ex.: gíria)

Intencionalidade discursiva: são as intenções, explícitas ou implícita, existentes na linguagem dos interlocutores que participam de uma situação comunicativa.


Conceituado:

Texto: É uma unidade lingüística concreta, percebida pela audição (na fala) ou pela visão (na escrita), que tem unidade de sentido e intencionalidade comunicativa.

Discurso: É a atividade comunicativa capaz de gerar sentido desenvolvida entre interlocutores. Além dos enunciados verbais, engloba outros elementos do processo comunicativo que também participam da construção do sentido do texto.

Coesão textual são as articulações gramaticais existente entre palavras, orações, frases, parágrafos e partes maiores de um texto que garantem sua conexão seqüencial.

Coerência textual é o resultado da articulação das idéias de um texto ; é a estruturação lógico- semântica que faz com que numa situação discursiva palavras e frases componham um todo significativo para os interlocutores.


Comunicação: Linguagem e Língua

A língua e a linguagem são importantes componentes da comunicação. Estes dois termos têm conceitos distintos, mas contribuem igualmente para a capacidade de expressão da espécie humana.

A linguagem é compreendida como a habilidade que as pessoas possuem de produzir, interpretar, compreender e expressar a língua e outras manifestações que comunicam algo, como as artes, o desenho, a pintura, a dança, a arquitetura, a música, entre outras expressões.

A língua, por sua vez, compreende todo o conjunto de sons, gestos e expressões que formam a base da comunicação. A língua existe em todas as sociedades e conta com sistemas e códigos próprios. Ela pode ser oral e também gestual, como no caso das pessoas surdas-mudas, que utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras).


Características importantes da língua e da linguagem

A linguagem é uma habilidade exclusiva dos seres humanos. Ela é usada para expressar algo, como um sentimento, uma informação, um desejo, uma opinião, entre outras coisas.

Mulheres conversando

Basicamente, a linguagem é classificada entre verbal e não verbal. A linguagem verbal é aquela baseada na escrita ou na oralidade. Enquanto isso, a linguagem não verbal é aquela que se manifesta em símbolos, desenhos, expressões faciais, gestos, danças, entre outras formas.

Em relação à língua, é possível afirmar que ela é uma manifestação coletiva, baseada em um código. A língua também é chamada de idioma. Ela é composta por regras. Algumas línguas existentes são o inglês, o português, o italiano, o francês, o alemão, o chinês, o japonês, entre outras.

Olá em vários idiomas

A língua tem uma importância social e conta com normas que precisam ser obedecidas e respeitadas para que a comunicação seja eficiente e clara, sem ruídos que possam comprometer o entendimento da mensagem.

Em suma, a linguagem é uma habilidade universal e natural dos seres humanos para se comunicarem por meio de sons, gestos, imagens, expressões, palavras escritas e faladas; e a língua é o grupo de sinais, códigos, regras gramaticais, vocabulário e outros requisitos próprios dos idiomas. A linguagem pode ser abstrata, mas a língua é concreta e específica em cada sociedade ou país.


Tríade da comunicação

É importante ressaltar que, além da língua e da linguagem, a tríade da comunicação humana também é formada pela fala, que é a representação da linguagem oral, baseada nas palavras, na diversidade da língua, na personalidade de cada pessoa e em sua bagagem sociocultural.

Leia também:

Leia também! Assuntos relevantes