Fatos Históricos da Região Nordeste do Brasil
Os fatos históricos da região nordeste do Brasil são muito interessantes, essenciais para entender a pluralidade de uma das áreas mais ricas em cultura do país, dona de uma natureza exuberante e de um povo magnífico, batalhador e muito alegre.
Desde a chegada dos portugueses ao Brasil e da colonização, foram incontáveis acontecimentos que foram importantes para formar o Nordeste tal como o conhecemos hoje. Confira alguns!
Leia também: Fatos Históricos no Brasil
Região com maior quantidade de Estados da Federação
Ao longo da história, a divisão das terras no nordeste do Brasil influenciou na formação de vários Estados. Por isso, a região nordeste é a que apresenta a maior quantidade de Estados do território brasileiro, sendo 9 no total. São eles: Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Piauí, Bahia, Maranhão e Sergipe. É possível encontrar muitas diferenças de hábitos e folclore entre o povo nordestino.
Leia: Costumes região nordeste
Invasão inglesa do Nordeste
O nordeste brasileiro também já foi invadido por ingleses, em 1594, através de uma expedição marítima comandada por James Lancaster. Os invasores chegaram primeiro em Pernambuco, ocupando Recife por mais de 1 mês.
Invasão holandesa no Nordeste
Os holandeses invadiram e se estabeleceram no Nordeste do Brasil, na Capitania de Pernambuco, em 1630. Depois da ocupação, foi criada a Colônia de Nova Holanda. A ocupação holandesa no nordeste do Brasil influenciou a cultura e a economia local. A falta de proteção dos portugueses na região tornou a invasão ainda mais fácil.
Foi a primeira área dominada pelos portugueses
Os portugueses chegaram ao território nordestino no século 16. Além de colonizar a população de índios, levaram muitos africanos para trabalhar como escravos na região. Por isso, a cultura nordestina é bastante peculiar.
Leia: Invasão da Bahia (1624-1625)
Região com diversas guerras e batalhas históricas
Ao longo da história, diversas batalhas, lutas e guerras aconteceram no nordeste brasileiro, sendo as principais delas a Guerra dos Palmares, Conjuração Baiana ou Revolução dos Alfaiates, Confederação dos Cariris, Cabanada, Balaiada e Guerra de Canudos, entre muitas outras.
Presidentes do Brasil nordestinos
O Nordeste sempre teve uma grande influência política no Brasil. Muitas lideranças surgiram em solo nordestino, sendo que algumas delas ocuparam o posto de presidente da República, comandando o território nacional, tais como Floriano Peixoto, Epitácio Pessoa, Castello Branco, Café Filho e Luís Inácio Lula da Silva.
Leia: Os Presidentes do Brasil
Uma região historicamente marcada pela seca
A seca nordestina também é histórica, marcando a vida do nordestino que luta para sobreviver em uma região difícil de plantar, marcada pelo cerrado e caatinga, formando o semiárido. Os primeiros relatos dos problemas para produzir na região devido à seca datam de 1583, em documentos escritos pelo padre Fernão Cardin.
Outros historiadores relataram a seca em seus estudos, tais como Frei Vicente do Salvador em 1692, relatos do senador Pompeu de Souza em 1720, a fuga de retirantes organizada por Padre Cícero em 1877 e a seca nordestina de 1980, considerada uma das mais longas da história, levando muitas crianças a morrerem de desnutrição.
Leia: Desnutrição Infantil no Brasil
Temas relevantes:
- História do Forró Brasileiro
- Fatos Históricos no Brasil
- Fatos Históricos da Região Sul do Brasil
- Fatos Históricos da Região Centro-oeste do Brasil