A Caatinga é uma formação vegetal que pode ser encontrada no nordeste do Brasil. Sendo um bioma brasileiro, tem o clima semiárido, suas vegetações possuem poucas folhas e são adaptadas para os períodos de seca. É possível encontrar uma grande biodiversidade nela.

A caatinga é um bioma localizado no nordeste do Brasil. Ela é uma formação vegetal típica da região do semiárido nordestino, mas também pode ser encontrada no extremo norte de Minas Gerais e no sul dos estados do Maranhão e Piauí.

O nome Caatinga vem do tupi-guarani, e quer dizer “mata branca”. Isso porque faz uma clara referência a cor que predomina a vegetação nos períodos de seca, onde quase todas as plantas perdem suas folhas, a fim de que possam diminuir a sua transpiração, evitando assim, a perda da água que fica armazenada. No inverno, com a volta das chuvas, as folhas e flores voltam a nascer. É um bioma de clima semiárido, secas estacionais e periódicas, gramíneas, arbustos e árvores de porte baixo ou médio.

Infelizmente, cerca de 40 mil quilômetros quadrados de Caatinga já foram transformados em quase deserto, tudo isso por causa do corte da vegetação que serve de lenha, além da utilização inadequada do solo.


Onde se localiza a caatinga?

Sendo localizado no nordeste do país, mais especificamente nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e pega também um pouco de Minas Gerais. Isso tudo totaliza uma área de 844 mil quilômetros quadrados, o que corresponde a 11% do território nacional.

A caatinga é típica de regiões com baixo índice de chuvas. O bioma apresenta solo seco e vegetações com características xerofíticas, ou seja, com vegetais secos, com espinhos e que precisam de pouca água.

cactos caatinga

A Caatinga é o principal ecossistema da Região Nordeste do Brasil. A área da caatinga chega a ocupar 6,83% do território nacional, nos Estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba, Maranhão, Piauí, Sergipe e Minas Gerais.

Segundo o IBGE, 27 milhões de pessoas vivem atualmente no polígono das secas da Caatinga brasileira. O bioma é constante alvo de desmatamento e queimadas para uso da terra para a agropecuária.

A degradação da caatinga prejudica as populações da fauna silvestre e o equilíbrio do clima e do solo.


Vegetação

A vegetação da Caatinga tem como característica principal se adaptar à aridez do solo e a falta de água da região. Podem apresentar diferentes características devido às condições naturais das áreas onde se localizam.

Uma vez que o solo se mostra favorável, a Caatinga possui uma forma parecida com a mata, e você pode encontrar árvores como o juazeiro, a laranjeira do vaqueiro, aroeira e a baraúna.

Nos lugares mais secos, com o solo raso e pedregoso, a caatinga se faz presente apenas com os arbustos e as plantas tortuosas, mais baixas, onde o solo fica totalmente descoberto. É possível encontrar também plantas cactáceas, como o facheiro, o mandacaru, o xique-xique. Todas essas servem de alimentos para os animais.

Vegetação da Caatinga

Existem árvores que possuem raízes tão profundas, que conseguem manter as suas folhas. Esse é o caso das palmeiras e do juazeiro. Elas só conseguem manter as folhas porque as suas raízes absorvem a água que está abaixo do solo.


Clima

O clima da Caatinga é o semiárido, que tem como características as altas temperaturas, que possuem médias anuais de 25 a 30 graus. As chuvas ocorrem de forma complexa, ou seja, em poucos meses do ano as chuvas são irregulares, e existem anos em que as chuvas ocorrem com mais frequência.

As serras e as chapadas mais altas da Caatinga recebem uma maior quantidade de chuva, e elas escoam, dando origem aos rios e os lagos da região, que acabam durante pouco tempo.


Fauna

A Caatinga possui uma infinidade de espécies de animais, concentrando uma grande parte da fauna brasileira. Nela, você poderá encontrar os mamíferos, os répteis, as aves, os anfíbios e, entre eles, a cutia, o gambá, o preá, o veado-catingueiro, o tatu-peba, gatos selvagens, a asa branca, e diversos insetos.

veado-catingueiro
Veado-catingueiro

Infelizmente, existem algumas espécies que habitam a Caatinga mas que estão ameaçadas de extinção, como é o caso da ararinha-azul, o tamanduá-bandeira, o tatu-canastra, o cachorro do mato, a águia-cinzenta, o lobo-guará, entre tantas outras espécies.


Textos Relacionados

Leia também! Assuntos relevantes