Era Paleozoica

Era Paleozoica

História
Por

A Era Paleozoica foi um período medido em éon e que abrigou duas eras distintas:

  • Era Mesozoica
  • Era Cenozoica

Em quantidade de tempo, a Era Paleozoica corresponde a um período que se iniciou há cerca de 530 milhões de anos e que perdurou por até 250 milhões de anos.


A Era Paleozoica, até por corresponder a um tempo muito extenso, passou por uma repartição em 6 períodos, do primeiro ao último, na seguinte ordem:

  • Período Cambriano;
  • Período Ordoviciano;
  • Período Siluriano;
  • Período Devoniano;
  • Período Carbonífero;
  • Período Permiano.


Para conhecer a Era Paleozoica, é necessário entender como foi cada um desses períodos. O Cambriano foi marcado pela presença dos animais com carapaça, com cerca de 10 centímetros de comprimento, principalmente os lobos, chamados de trilobitas. Os maiores podiam ter até 1 metro.

Antes da Explosão Cambriana, o planeta era dominado apenas por micróbios. Em pouco tempo (considerando sempre a perspectiva histórica da Terra), em cerca de 45 milhões de anos, surgiu o animal pluricelular.

O Período Ordoviciano corresponde a 443 milhões de anos atrás, foi marcado pela presença das algas, peixes primitivos e animais invertebrados. O período glacial se encerra, definitivamente, nesta época.

Os recifes de corais e os cefalópodes apareceram de 443 milhões de anos atrás até 417 milhões de anos atrás, em uma época chamada de Período Siluriano. Neste tempo, surgiram as aranhas, centopeias e outros insetos, bem como plantas terrestres e os peixes com mandíbulas. A Laurásia foi formada nesta fase, após a colisão de Sibéria, Europa e Laurentia.

Os continentes começaram a se sedimentar mesmo entre 417 milhões de anos atrás e 354 milhões de anos atrás, no Período Devoniano. Os peixes, cefalópodes e corais praticamente assumiram o lugar dos trilobitas nessa época.

A presença de pulmão nos peixes data deste tempo. Assim, começaram a aparecer os primeiros anfíbios. Merecem destaque especial as árvores deste período, que ficaram bem maiores, na altura que encontramos atualmente, significando uma grande evolução histórica.

Na sequência, de 354 milhões de anos até 290 milhões de anos, ocorreu o Período Carbonífero, termo advindo de carvão, que em latim se diz carbone. A Pangea foi constituída nesta época, com Sibéria, Gondwana e Laurásia.

A Era Paleozoica foi extremamente importante para a formação do nosso planeta, devido a todas as mudanças que foram sendo constituídas e que permaneceram, essenciais para a composição de outras espécies e para o aprimoramento biológico de vários seres vivos.

Essa era tão rica e intensa foi finalizada entre 290 milhões de anos atrás e 248,2 milhões de anos atrás, no Período Permiano. Nessa fase, apareceram vários insetos diferentes, assim como braquiópodes e moluscos.

Como a Terra deixou de ser molhada, houve uma profunda adaptação das plantas para que elas sobrevivessem neste novo ambiente.

A evolução dos répteis e anfíbios estava praticamente concluída nesta fase. Apareceram também os mamíferos primários, porém o planeta foi devastado e houve uma imensa extinção: mais de 89% das espécies marinhas desapareceram, assim como mais de 60% das espécies terrestres.

Compartilhe