Período Siluriano

O Período Siluriano faz parte da escala de tempo geológico da Terra. Trata-se de um momento que compreende a chamada era Paleozoica. Também recebe o nome de Período Silúrico.

De acordo com os cientistas, o Período Siluriano ocorreu entre 443 milhões e 416 milhões de anos atrás. Foi uma fase do planeta na qual havia uma fauna que ainda estava em recuperação após uma extinção em massa, ocorrida no Período Ordoviciano.

Esse momento geológico do planeta Terra teve uma grande predominância de invertebrados, com destaque para os:

  • Trilobites;
  • Crinoides;
  • Euriptéridos, que eram uma espécie de escorpiões marinhos;
  • Cefalópodes.

Alguns peixes diversificados também já existiam nesse período. Foi nessa fase também que começaram a surgir na Terra os primeiros seres adaptados ao ambiente terrestre, como, por exemplo, o chamado milípede Pneumodesmus.

Pesquisadores também encontraram evidências de que aracnídeos predadores também teriam existido nesse período.


Características importantes do Período Siluriano

O Período Siluriano foi bastante característico e peculiar. A flora da Terra nesse momento geológico apresentava as primeiras plantas terrestres. Os megafósseis também predominavam, formando um tipo de floresta em miniatura, com a presença marcante de musgos.

O período Siluriano foi profundamente estudado pelo pesquisador Sir Roderick Murchison, que analisou extratos sedimentares de fósseis encontrados no País de Gales por volta do ano de 1830. Com isso, ele descobriu características importantes do período.

O nome do Período Siluriano é uma referência a uma tribo céltica do País de Gales, chamada Siluares. O primeiro estudo sobre este período foi publicado em 1835, lançando as bases para o que seria, futuramente, a escala geológica moderna.

O Período Siluriano teve um impressionante processo de recuperação da flora e da fauna. Este período é subdividido nas épocas: Llandovery, Wenlock, Ludlow e Pridoli.

Nesta época, o planeta passou por uma amenização do clima. A América do Norte, a Europa, a Ásia e a Oceania ficaram encobertas por água em boa parte do Período Siluriano.

Os pesquisadores acreditam que os primeiros recifes de corais e os primeiros peixes com mandíbulas que viviam em água doce apareceram neste período. Outra novidade para essa fase foi o surgimento das centopeias e das aranhas.

O Período Siluriano foi muito rico em matéria orgânica, ouro e metal. Os minérios eram abundantes no planeta, assim como as rochas. Este período foi significativo dentro do processo de evolução do planeta Terra.



Período Siluriano

Por

Compartilhe