Geografia

Áreas de estudo da Geologia

A geologia é a ciência que estuda a Terra, seus processos e características naturais, como os solos, rios, vulcões, mares, minerais, entre outros elementos. Os profissionais da geologia são os geólogos, pessoas habilitadas para trabalhar em diversas áreas de estudo.

Confira as principais frentes de atuação da geologia:

Geofísica – Estuda as propriedades do planeta Terra, com destaque para suas características físicas. O geólogo que escolhe atuar em geofísica se especializa, por exemplo, em campo magnético terrestre, fluxo de calor interno da Terra, movimento das ondas sísmica, terremotos, entre outras áreas. A geofísica pode ser compreendida como uma mistura da geologia e da física. Essa área é relevante para pesquisas sobre reservas de gás, petróleo, minerais, água e metais.

Geoquímica – A Geoquímica estuda a química da Terra, como processos sedimentares, orgânicos e ambientais. A principal frente de trabalho é a pesquisa da evolução das classes de rochas e minerais e os ciclos geoquímicos do carbono.

Petrologia – Essa área analisa as mudanças que acontecem nas rochas do planeta.

Mineralogia – Estuda os minerais da crosta terrestre por meio de suas propriedades físicas e químicas.

Geologia Estrutural – Analisa as distorções das rochas e faz estudos para localizar petróleo.

Sedimentologia – Estuda os depósitos sedimentares e suas origens no planeta Terra.

Paleontologia – Pesquisa a vida pré-histórica, como fósseis de animais e plantas micro e macroscópicos.

Geomorfologia – Estuda a evolução das feições da superfície da Terra, além de elementos como o vento, o gelo e a água.

Geologia Econômica – Estuda a aplicação de princípios geológicos para o estudo do solo, rochas e água subterrânea, com aplicação na engenharia.

Hidrogeologia – Faz o gerenciamento dos recursos hídricos, lençóis freáticos e construção de poços.

Geologia Ambiental – Se dedica à coleta e análise de dados geológicos para evitar ou solucionar problemas provocados pela intervenção humana no meio ambiente.

O geólogo profissional está apto a trabalhar em:

• Exploração de petróleo e gás natural;
  • Gestão de recursos hídricos;
  • Exploração de minerais;